- Pela Redação
- 29/05/2023
Da assessoria
O cacique Kanela e ex-vereador em Luciara, João da Vitalina , visitou o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Júlio Campos (União) para comunicar-lhe que por unanimidade a Câmara de seu município concedeu-lhe a Cidadania Luciarense.
João da Evangelina disse ao deputado que “há muitas razões para que ele seja cidadão de Luciara”, mas que dentre elas, o vereador Roberto Silva (União), autor do projeto, citou que Júlio Campos quando governador de Mato Grosso quebrou o isolamento de sua cidade, ao construir o trecho da MT-100 que faz sua ligação com a BR-242; e que instalou uma agência do Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat) naquela localidade.
O deputado pediu a João da Evangelina que transmitisse seu agradecimento ao vereador Roberto Silva e aos demais integrantes da Câmara. Júlio Campos disse que aguardará que o cacique Rafael Tewahyte (MDB), presidente da Câmara, defina a data para a entrega da honraria, para que ele vá à Luciara recebê-la.
*A CÂMARA* – Luciara distante 1.075km de Cuiabá, tem 2.591 habitantes. A Câmara é composta por nove vereadores ,dos quais, cinco representantes dos povos originários. Rafael Tewahyte é Karajá. Os vereadores Roberto Silva; Ana Cláudia Pereira de Souza, a Ana Cláudia Kanela (PSB); Rai Silva, o Rai Kanela (União); e Julião Silva Cruz Neto, o Julião Kanela (MDB), são da etnia Kanela.
Um dos principais líderes indígenas do Vale do Araguaia, João da Evangelina exerceu mandatos de vereador em Luciara, mas não disputou a reeleição em 2024. No entanto, três integrantes de sua família foram eleitos para a Câmara: Rai Silva, neto; Julião, sobrinho; e Roberto Silva, primo.
*O HOMENAGEADO* – O presidente em exercício da Assembleia e engenheiro agrônomo Júlio Campos, exerce mandato eletivo desde 1973. Em 1972 se elegeu prefeito de Várzea Grande, sua cidade. Depois ,cumpriu três mandatos de deputado federal, sendo um, Constituinte; foi governador e senador, tendo exercido a vice-presidência do Senado.
Luciara localiza-se no Vale do Araguaia. Nas imediações de Luciara, quando governador, Júlio Campos sancionou as leis que emanciparam Cocalinho, Campinápolis, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Araguainha e Vila Rica.
Também no governo, Júlio Campos interligou o Vale do Araguaia com Cuiabá por rodovia pavimentada, com o asfaltamento das rodovias BR-070/158 e MT-326 entre Cuiabá e Canarana cruzando as cidades de Campo Verde, Primavera do Leste, General Carneiro, Barra do Garças, Nova Xavantina e Água Boa.
0 Comentários
Faça um comentário