Prefeito nega perda de receita com fim da taxa do lixo e anuncia novo Refis

Veja o vídeo



Redação do rufandobombonews 

O prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior (PL), negou que tenha havido renúncia de receita com o fim da taxa do lixo. Segundo ele, a cobrança, que gerava cerca de R$ 12 milhões por ano, representava pouco diante do orçamento total do município, estimado em R$ 4,5 bilhões.

 

“Não é uma renúncia, é uma troca. Antes, todos pagavam igualmente, inclusive quem produzia pouco lixo. Agora, estamos corrigindo isso, cobrando de forma proporcional de quem gera mais resíduos”, afirmou Abílio.

 

De acordo com o prefeito, os chamados “grandes geradores”, como restaurantes e supermercados, passarão a ser cobrados de forma diferenciada. O valor dependerá da adoção ou não da coleta seletiva: quem separar resíduos terá desconto, enquanto quem não fizer pagará o valor integral.

 

Ele explicou que a medida busca justiça social e sustentabilidade. “Estamos estimulando a coleta seletiva, reduzindo o lixo que vai para o aterro e fortalecendo o trabalho dos catadores. No futuro, queremos implantar centros de compostagem para o lixo orgânico”, disse.

 

Abílio destacou ainda que a nova cobrança dos grandes geradores deverá compensar — e até superar — a arrecadação da antiga taxa do lixo.

 

Além disso, o prefeito anunciou a retomada do Refis municipal, programa que permite aos contribuintes quitar dívidas com a Prefeitura por meio de parcelamentos facilitados e descontos em juros e multas

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também