Janaina defende fim do voto secreto na ALMT: "Cada deputado deve assumir como vota"

Fim do voto secreto na AL



Redação do rufandobombonews 

 

A deputada estadual Janaina Riva defendeu o fim do voto secreto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e afirmou que a mudança deveria partir da própria Casa de Leis. A declaração foi feita durante entrevista ao Fala Biririco Podcast, ao comentar a ação movida por um sindicato no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) após a rejeição do reajuste salarial dos servidores em votação secreta.

Segundo Janaina, a transparência fortalece a relação entre os parlamentares e a população. Na avaliação da deputada, se a votação tivesse sido aberta, o reajuste dos servidores teria sido aprovado.

"Hoje eu entendo que quanto mais transparente, quanto mais acesso à informação a população tiver, melhor vai ser. Tenho convicção de que, se o voto não fosse secreto, os servidores teriam recebido aumento", afirmou.

A parlamentar também destacou que a maioria dos deputados buscará a reeleição e que os eleitores têm o direito de saber como cada um se posiciona nas votações.

Janaina reconheceu que parte dos deputados considera a discussão uma interferência na autonomia do Legislativo, mas defendeu que a própria Assembleia promova a mudança.

"É uma ação importante e deveria partir da Assembleia. Nós mesmos acabarmos com essa história do voto secreto e cada deputado se manifestar ali, para que a população tenha ciência de como ele se comporta", concluiu.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também