Ministério confirma foco de gripe aviária em propriedade rural de Cuiabá

Gripe aviária em MT



Redação 

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma propriedade rural de Cuiabá, onde são criadas aves domésticas de subsistência. A detecção do vírus H5N1 acendeu o alerta sanitário no estado de Mato Grosso.

Diante da confirmação, o Governo do Estado decretou emergência zoossanitária por 90 dias em todo o território mato-grossense. A medida tem como objetivo reforçar as ações de prevenção, controle e erradicação da doença, além de garantir resposta rápida para evitar a disseminação do vírus.

A confirmação do foco foi realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), unidade de referência nacional para análise de amostras relacionadas a doenças de interesse agropecuário. As amostras foram coletadas de aves que apresentavam sintomas compatíveis com a doença.

Para conter a disseminação do vírus na área afetada, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) iniciou imediatamente as medidas previstas nos protocolos do Ministério da Agricultura. As ações de contenção em Cuiabá contam com a atuação direta de cerca de 30 servidores do Indea, que permanecerão em regime de plantão 24 horas na propriedade.

As operações também têm o acompanhamento de técnicos do Mapa e o apoio da Polícia Militar, responsável por auxiliar no controle da circulação de pessoas e equipamentos no local. As autoridades reforçam que o consumo de carne de aves e ovos inspecionados não oferece risco à saúde humana, mas orientam a população a evitar contato com aves doentes ou mortas e a comunicar imediatamente os órgãos de defesa sanitária em caso de suspeita.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também