- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, destacou a importância da parceria com o Governo de Mato Grosso para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social, habitação e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade no município. Segundo ela, o trabalho conjunto tem sido decisivo para ampliar o alcance das ações e garantir atendimento a quem mais precisa.
Flávia lembrou que, ao longo de 2025, o município enfrentou situações críticas provocadas por fortes chuvas, especialmente nos meses de janeiro, abril e outubro. Nessas ocasiões, o Governo do Estado atuou de forma emergencial, por meio da Defesa Civil, com envio de equipes técnicas, maquinário pesado para desobstrução de bocas de lobo e apoio direto às famílias atingidas.
“É um momento único. Só temos a agradecer ao Governo do Estado. As famílias que estão na ponta, que realmente precisam, recebem nossas ações. As parcerias só crescem, não apenas na alimentação, mas também na assistência e na habitação. Quando Várzea Grande enfrentou os alagamentos na Avenida da FEB, contamos com a ajuda imediata da primeira-dama. É só agradecer. Que o próximo ano seja ainda melhor”, afirmou a prefeita.
Entre as principais ações, está a ampliação do programa Ser Família em Várzea Grande. Em abril, o Governo do Estado abriu novas inscrições e o número de beneficiários no município saltou de 4 mil para 8 mil famílias, atendendo moradores das zonas urbana e rural. Para garantir o acesso ao benefício, a Prefeitura realizou dois grandes mutirões de atendimento e entrega dos cartões.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, destacou que o objetivo das ações é garantir proteção social e dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade em todos os municípios do Estado.
“O Ser Família nasceu para cuidar de pessoas. Quando chegamos aos municípios, como Várzea Grande, é para somar esforços com a gestão local e atender quem realmente precisa. Nosso compromisso é levar assistência, acolhimento e oportunidades para que essas famílias possam reconstruir suas vidas, principalmente nos momentos mais difíceis”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, reforçou que a parceria com o Estado é essencial para atender à alta demanda social existente no município.
“Várzea Grande, sozinha, não dá conta. São muitas demandas na área social. Somos gratos à primeira-dama Virginia Mendes e ao governador Mauro Mendes por tantas entregas. Tivemos mutirões do Cartão Ser Família, o Ser Família Capacita, o Casamento Abençoado e vem muito mais”, destacou.
Na área de qualificação profissional, ao longo do ano foram ofertados 17 cursos do programa Ser Família Capacita, beneficiando cerca de 800 pessoas. Já o Casamento Abençoado, com inscrições abertas, conta com aproximadamente 90 casais inscritos.
Em outubro, diante de uma nova forte chuva, o Governo do Estado voltou a prestar auxílio emergencial, com a distribuição de kits contendo telhas, caixas d’água, colchões e travesseiros às famílias afetadas, novamente por meio da Defesa Civil.
0 Comentários
Faça um comentário