- Pela Redação
- 29/05/2023
O Globo
O açaí não poderá ser vendido nos restaurantes e quiosques durante a COP30, que ocorre em Belém em novembro. A restrição está no edital da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) com as regras para a seleção de operadores, divulgado nesta semana.
O documento, antecipado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, foi confirmado pelo GLOBO. O motivo citado é o “risco de contaminação por Trypanosoma cruzi (causador da doença de Chagas), se não for pasteurizado”. Porém, todos os tipos estão proibidos na conferência.
Mas afinal, o açaí transmite a doença de Chagas?
O diagnóstico, também chamado de Tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que pode ser disseminado para humanos principalmente por meio do contato com fezes de triatomíneos infectados, insetos conhecidos como barbeiro, ou pela ingestão de alimentos contaminados.
A ingestão de sangue pelo barbeiro ao picar um humano estimula a defecação do inseto, por isso costuma-se dizer que a picada causa a doença. No entanto, essa via tem deixado de ser a principal forma de transmissão no Brasil, explicou o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac) Odilson Silvestre, que publicou um estudo sobre o tema em 2020.
0 Comentários
Faça um comentário