TCE elogia gestão de Abílio Brunini e o classifica como referência para prefeitos de MT

Prestação de contas



Redação 

Durante apresentação de resultados dos seis primeiros meses de gestão à frente da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Abílio Brunini (PL) recebeu elogios públicos do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, que o classificou como “gestor referência” para os demais prefeitos de Mato Grosso. O reconhecimento ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), durante evento promovido na sede da Corte de Contas.

 

Ao final da exposição dos dados, que incluiu balanço financeiro, cortes de gastos, renegociações de contratos e medidas para retomada do equilíbrio fiscal da capital, Sérgio Ricardo afirmou que a atual gestão representa um exemplo positivo de compromisso com a responsabilidade administrativa.

 

“Falo aqui não apenas como conselheiro, mas como cidadão. O que buscamos é excelência, e o prefeito Abílio está mostrando que é possível. Em apenas seis meses, ele já está organizando a casa. Que isso sirva de exemplo para outros municípios. A gestão de Cuiabá será um divisor de águas para futuras administrações”, afirmou o presidente do TCE.

 

Ainda segundo Sérgio Ricardo, a iniciativa de apresentar, de forma transparente, os números do primeiro semestre de governo ao Tribunal é inédita. Ele destacou a importância da prestação de contas como sinal de maturidade institucional e responsabilidade com os recursos públicos.

 

Abílio Brunini aproveitou a oportunidade para anunciar o fim do Decreto de Calamidade Financeira, editado no início da gestão. Segundo ele, a decisão foi motivada pela necessidade de dar maior flexibilidade ao orçamento, embora a contenção de despesas continue como prioridade. “Estamos encerrando o decreto, mas não o esforço. A austeridade e o controle de gastos permanecem, pois a situação ainda exige cuidado”, afirmou o prefeito.

 

Durante a explanação, Abílio também apresentou números que, segundo ele, revelam o rombo herdado da administração anterior, como uma dívida consolidada de R$ 2,4 bilhões. Entre os principais problemas encontrados, estão valores não repassados à União e instituições financeiras, referentes a tributos e consignados de servidores, além de precatórios e pendências com o passe-livre estudantil.

 

Como ações para recuperar as finanças, a atual gestão já cancelou ou renegociou 321 contratos, gerando economia superior a R$ 200 milhões. Também foram anunciadas medidas como leilões de terrenos públicos, venda da administração da folha de pagamento e proposta de renegociação de precatórios com descontos.

 

Ao final do evento, o prefeito reforçou que a prioridade da sua gestão é devolver estabilidade à capital e qualidade de vida à população. “Queremos ver Cuiabá avançando. Ninguém vive bem devendo. Estamos colocando a casa em ordem”, declarou. Ele ainda revelou que perdeu cerca de 20 quilos desde o início do mandato, reflexo, segundo ele, da intensa dedicação à missão de reorganizar a Prefeitura.

 

A fala de Sérgio Ricardo selou o tom positivo do encontro: “A gestão de Cuiabá está no caminho certo. Que outros prefeitos sigam esse modelo”.

 

 

 

 

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também