Max Russi critica extinção da Metamat e defende fortalecimento da mineração em MT

"Na minha opinião foi uma decisão equivocada "



Danilo Figueiredo do local e Márcio Eça da redação 

Max Russi critica extinção da Metamat e defende fortalecimento da mineração em MT

O deputado Max Russi classificou como equivocada a decisão do governo de Mato Grosso de extinguir a Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat). Para ele, o setor mineral, além de gerar empregos, renda e impostos, possui grande potencial para impulsionar o desenvolvimento do estado, desde que seja conduzido dentro das normas ambientais.

"Particularmente, não concordo. Essa é uma posição pessoal minha. O setor tem um potencial muito grande e muitas vezes é visto de forma errada. Precisaríamos de uma política pública estruturada e de um setor forte dentro do governo para empoderar essa área e vivermos algo semelhante ao que ocorre no agronegócio, que gera emprego, renda e desenvolvimento", afirmou o parlamentar.

Russi destacou ainda que a mineração tem papel histórico no estado, uma vez que a ocupação de Mato Grosso começou com a exploração mineral. Ele acredita que é preciso avançar nessa direção com políticas sólidas e soluções alternativas, sem extinguir estruturas importantes como a Metamat.

O governo estadual decidiu transferir as atribuições da Metamat para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), justificando que o modelo anterior não atendia às demandas do setor. No entanto, Russi argumenta que havia outras formas de solucionar os problemas da companhia sem extingui-la.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também