- Pela Redação
- 29/05/2023
Da Assessoria
A contadora e agricultora familiar Edma Macedo assumiu a presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Cuiabá, em evento na noite de sábado (13), no Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (Sintep MT). O novo diretório vai conduzir o PT pelos próximos quatro anos, e sucede a gestão de Bob Almeida, que assumiu a presidência do diretório de Cuiabá em 2019.
“Cheguei até aqui porque sou trabalhadora rural, da roça e do movimento sindical. Sei da responsabilidade que temos na condução do PT e seguiremos unidos nessa tarefa. Vamos mostrar à nossa população o resultado das políticas públicas que estão sendo implantadas pelo presidente Lula. E vamos seguir defendendo as trabalhadoras e trabalhadores contra as políticas de desmonte feitas pelo desgoverno que está na Prefeitura de Cuiabá”, disse Edma.
O ex-presidente Bob Almeida fez um balanço da sua gestão e reforçou a importância da democracia interna do PT. “Somente no PT um homem negro, periférico e cadeirante consegue ser presidente do diretório de uma capital. O partido passou por momentos muito difíceis nos últimos anos, mas resistimos e resistiremos”, afirmou Bob.
“Conduzido pelo Bob, o PT de Cuiabá fez uma aliança histórica na eleição de 2024, unindo toda a esquerda e chegando até o centro, com PT, PC do B, PV, Rede, PSOL e o PSD. Temos muitas missões pela frente ainda, e com a Edma e toda a direção municipal, vamos fortalecer ainda mais o partido e preparar o PT para as próximas eleições gerais e municipais. Edma é uma mulher batalhadora, militante de movimentos sociais e pastorais desde a juventude, uma militante raiz do PT", disse o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), destacou a importância da união de partidos para enfrentar os desafios que o Brasil passa, tanto políticos quanto econômicos, como o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. “O presidente Lula tem muita força e é o maior líder mundial em atividade nesse momento. Unidos vamos fazer história”, afirmou.
A nova presidenta do diretório de Mato Grosso, Rosa Neide, lembrou que o PT tem uma política de paridade de gênero e destacou a importância de o partido de ser conduzido por mulheres no Estado e na capital, e em diversos municípios. “Edma nos representa, representa a luta de todas as mulheres que estão se empoderando. Queremos uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
Primeira mulher a presidir o PT de Cuiabá, Edma Macedo foi eleita no Processo de Eleição Direta (PED) com 65% dos votos dos filiados da capital. Filiada ao partido desde 2002, Edma começou sua trajetória política nos movimentos sociais e sindical, ainda na juventude, em defesa da agricultura familiar e da reforma agrária em Pontes e Lacerda. Atuou como diretora de associação rural e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, além de presidente da Central de Abastecimento e Vendas da Central das Associações. Também atua nas pastorais sociais da Igreja Católica. Edma é casada com Nilton Macedo, ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri-MT), e mãe de um menino de 13 anos.
0 Comentários
Faça um comentário