- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação do rufandobombonews
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, respondeu neste sábado (3) às críticas feitas por José Roberto Stopa, presidente estadual do Partido Verde (PV), sobre a possível saída da sigla da Federação Brasil da Esperança — formada por PT, PV e PCdoB.
Stopa havia acusado os parlamentares petistas de agirem de forma individualista, dizendo que “Seu Barranco e seu Lúdio só pensam neles mesmos”. Em resposta, Barranco destacou que a decisão sobre o futuro da federação é competência exclusiva das direções nacionais das legendas.
“Quem somos nós na ordem do dia para definirmos sobre federação? A federação é nacional. Ela não dialoga com os interesses de vereadores ou deputados estaduais, ela dialoga com os interesses do Congresso Nacional”, afirmou o deputado.
Barranco lembrou ainda que, nas eleições de 2022, PV e PCdoB buscaram o PT para se unirem em federação, com receio de não atingirem a cláusula de barreira. “O PT não precisava se federalizar para se manter como partido nacional, mas abriu espaço, inclusive deixando de lançar candidatos próprios para favorecer o PV.”
Segundo ele, essas concessões custaram caro ao PT, citando o exemplo da ex-deputada Rosa Neide, que não conseguiu se reeleger. “Abrimos mão, deixamos de lançar candidatos do PT para oportunizar vagas para o PV. Tivemos candidatos com metas de 50 mil votos que fizeram 3 mil. Por isso, não elegemos a Rosa Neide.”
O parlamentar finalizou reforçando que a avaliação sobre a federação deve ser feita com responsabilidade e que qualquer mudança só poderá ser definida pelas instâncias nacionais dos partidos envolvidos.
0 Comentários
Faça um comentário