Abilio Brunini defende substituição do BRT por novo modal BUD em Cuiabá

Mais econômico e transporta mais passageiros



Redação do rufandobombonews 

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), defendeu a substituição do projeto do BRT (ônibus de trânsito rápido) pelo BUD (Bonde Urbano Digital) como novo modal de transporte público da Capital. A proposta foi apresentada durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (11), após o prefeito conhecer a tecnologia durante uma viagem à China.

 

Segundo Brunini, o BUD representa uma alternativa mais moderna, eficiente e com menor custo de implantação em comparação ao BRT. “Só de já termos uma redução de custos de infraestrutura e um veículo muito mais moderno, acho que ele é um excelente custo-benefício”, afirmou.

 

O prefeito explicou que o sistema é baseado em tecnologia magnética, com veículos elétricos, sinalização digital e pontos de recarga, sem necessidade de grandes obras estruturais. A estimativa inicial é de cerca de US$ 3 milhões por quilômetro, totalizando aproximadamente R$ 400 milhões para atender o trecho de 22 a 23 quilômetros entre Cuiabá e Várzea Grande.

 

Brunini destacou ainda que o traçado pode ser ampliado, alcançando o Distrito Industrial e conectando-se a outros eixos de transporte, como a Avenida das Torres. O projeto será detalhado em conjunto com o Governo do Estado, que atualmente coordena o plano do BRT.

 

“Cuiabá precisa de um sistema moderno, eficiente e compatível com nossa realidade. O BUD pode ser esse caminho”, concluiu o prefeito.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também