Polícia Federal combate lavagem bilionária de dinheiro proveniente do comércio ilegal de ouro

OPERAÇÃO AQUA FORTIS



Da Redação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (10) a Operação Aqua Fortis, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro proveniente da extração e comércio ilegal de ouro em garimpos nos estados de Mato Grosso e Pará.

A operação conta com a participação de cerca de 60 policiais federais que estão cumprindo dez mandados de busca e apreensão, nove deles em São José do Rio Preto e um na cidade de São Paulo, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de São Paulo. 

As investigações da PF revelaram um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresários que atuavam na comercialização ilegal de ouro, utilizando diversos métodos ilícitos, como a criação de empresas de fachada e o uso de “laranjas” para ocultar a origem dos recursos. O volume de dinheiro movimentado sem origem lícita foi estimado em aproximadamente R$ 3 bilhões nos últimos quatro anos. Em resposta, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens dos investigados até o montante de R$ 1,3 bilhão, incluindo imóveis, veículos e ativos financeiros.

Um dos investigados, que é caçador profissional, teria em sua residência objetos relacionados à caça, os quais também estão sendo alvo das buscas com apoio de uma equipe de fiscalização do IBAMA. Todo o material apreendido será levado para a sede da PF em São José do Rio Preto, onde será analisado para o prosseguimento das investigações. Os envolvidos poderão ser indiciados por extração e comércio ilegal de ouro, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também