- Pela Redação
- 29/05/2023
Danilo Figueiredo do local e Márcio Eça
A aprovação do projeto de lei complementar (PLP) pela Câmara dos Deputados, que eleva de 513 para 531 o número de parlamentares federais a partir da legislatura de 2027, reacendeu o debate sobre a ampliação de cadeiras também nas assembleias legislativas. Em Mato Grosso, o deputado Dr. João, 1º secretário da Assembleia Legislativa, afirmou que vê com naturalidade a possibilidade de aumento no número de deputados estaduais.
“Para mim não tem problema nenhum, acho que para a Assembleia também não. É tranquilo. Mais duas vagas, vai aumentar o número de deputados e, de repente, esperamos que aumente também uma representação em cidades onde hoje não tem”, disse o parlamentar.
Embora se fale em até seis novas vagas, Dr. João considera mais realista a ampliação de 24 para 26 deputados estaduais. Ele reconhece que a mudança traria impacto financeiro, mas avalia que o orçamento da Casa comporta a alteração. “Financeiramente altera bastante, vai dividir mais ainda, apesar de que o bolo não é pequeno.”
O deputado também relacionou a discussão à possibilidade de reabrir o debate sobre a criação da 20ª vaga na Mesa Diretora. “Acredito que no próximo biênio a Assembleia possa voltar a discutir essa questão com o governo do Estado. Agora tem que discutir, tem que assumir.”
0 Comentários
Faça um comentário