Equipe de Meio Ambiente de Cuiabá completa treinamento em gestão ambiental descentralizada

Servidores da capital participam de capacitação estadual com 30 horas para fortalecer ações ambientais municipais



Profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá finalizaram na última semana o módulo de capacitação para habilitação da gestão ambiental descentralizada, que ocorreu em Tangará da Serra, na 19ª edição da iniciativa.

O programa de formação iniciou-se na segunda-feira e se estendeu por três dias consecutivos, totalizando uma carga horária de 30 horas presenciais. A qualificação preparou as equipes técnicas municipais para expandir suas competências nas ações ligadas ao gerenciamento ambiental local.

Organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), o treinamento oferece habilitação profissional para que técnicos municipais executem atividades de licenciamento ambiental, monitoramento de impactos, fiscalização de empreendimentos e implementação de programas de educação ambiental.

Durante o curso, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre a Lei Complementar nº 140/2011, que estabelece as diretrizes de cooperação entre União, estados e municípios em matéria ambiental, bem como sobre a Resolução nº 74/2025 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema-MT), que normatiza o processo de descentralização da gestão ambiental no estado.

O programa também contemplou discussões sobre procedimentos técnicos operacionais, atualização das normativas ambientais vigentes e padronização dos processos executados pelas administrações municipais na área ambiental.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também