Cuiabá: 306 anos de história e desafios a superar

MAYSA LEÃO



Maysa Leão

Cuiabá, minha querida terra natal, completa 306 anos de história. Um aniversário que nos convida a refletir sobre a urgência em honrar nosso passado para que possamos construir o futuro, sem perder a essência do “Ser Cuiabano”. Nosso rasqueado, o cururu e o siriri, a fé do nosso povo e o sabor incomparável da peixada cuiabana com farofa de banana. Ser cuiabano é, acima de tudo, ser feliz. É carregar no peito o orgulho da nossa gente simples, acolhedora, guerreira. Mas é também reconhecer que, depois de anos de abandono, chegou a hora de reconstruir Cuiabá.

Ao longo destes três séculos, nossa cidade, que nasceu na era do ouro, passou por um longo período de isolamento geográfico, o que proporcionou o fortalecimento da nossa identidade cultural, do nosso regionalismo singular, no “d’jeito” peculiar de ser, viver e falar do cuiabano. Nos primeiros anos do século passado, nos tornamos uma terra de oportunidades, que atraiu migrantes de todas as partes do Brasil.

Nossa capital é marcada pela coragem de seus cidadãos, aqui nascidos ou cuiabanos de coração. A força das nossas matriarcas consolidou o hábito de viver a família no ‘quintal de vovó’. Nossas crianças, criadas livres, correndo descalças na rua, queimando o pé no asfalto quente, e os idosos reunidos na praça, fizeram de Cuiabá um lugar ímpar para se morar.

Contudo, uma cidade não planejada, que cresceu de forma desordenada e agora paga seus preços. Há muitos desafios a serem superados, especialmente em nosso desenho urbano, que clama por um Plano Diretor voltado ao futuro, que estruture a rearborização da cidade, outrora chamada “Cidade Verde” — e que atualmente sofre com a quentura seca dos períodos sem chuva.

Como cuiabana, eleita vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, meu presente para minha cidade natal é seguir na luta pela recuperação da nossa Cuiabá. Pela promoção da inclusão, pela erradicação da violência contra crianças e mulheres, pela mitigação das desigualdades sociais, pelo preenchimento dos vazios urbanos, das lacunas estruturais, e culturais que clamam por solução.

Neste aniversário de Cuiabá, precisamos reforçar o compromisso com essa cidade vocacionada em acolher. Transformar Cuiabá em uma cidade onde todos tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, a uma saúde digna, à cultura e ao lazer. Que nosso povo possa participar de forma plena da vida em sociedade. Que o nosso orçamento público contemple as necessidades de todos — especialmente daqueles que não têm vez, nem voz.

Para que isso ocorra, é essencial que possamos, enquanto poder público, planejar e estruturar a Cuiabá do futuro, transformando nosso desejo de felicidade em políticas públicas concretas e eficazes.

Sim, Cuiabá tem muito o que comemorar. Celebramos nossa história, nossa cultura, nossa riqueza natural. Mas, ao mesmo tempo, devemos ter a coragem de olhar para nossas falhas e trabalhar todos os dias para superá-las. A cidade que desejamos reconstruir deve ter como base a equidade, o respeito e a dignidade de todos os seus cidadãos.

Feliz aniversário, Cuiabá! Que possamos, juntos, construir um futuro mais justo para todos.

Maysa Leão é vereadora e 1ª vice-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também