- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação
Depois de 11 anos de disputa judicial, o idoso Benedito Addor Nunes da Silva e seu irmão, Augusto da Silva, finalmente terão acesso à indenização de R$ 364 mil pelo imóvel desapropriado no Centro Histórico de Cuiabá. O acordo judicial, conduzido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Fazenda Pública (CEJUSC), foi firmado após anos de impasse envolvendo a construção da estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra iniciada em 2012 e nunca concluída.
Silva, que residia no imóvel há 37 anos, foi um dos moradores do local conhecido como Ilha das Bananas, onde 11 famílias foram retiradas para dar lugar à obra prevista para a Copa do Mundo de 2014. Enquanto outros aceitaram a oferta inicial do Estado, ele recusou, alegando que o valor era insuficiente, e ingressou na Justiça em 2013.
Desde a desapropriação, Benedito enfrentou dificuldades, morando na casa de amigos e acompanhando de longe o impacto da deterioração na área, agravado pelo abandono das obras, retirada de árvores e demolições nas redondezas.
Conforme a defensora pública Fernanda Cícero de Sá, que representou os proprietários, o imóvel sofreu desvalorização significativa devido à situação. “Esse processo simboliza os impactos sociais e jurídicos das obras inacabadas do VLT. Agora, finalmente encerramos um capítulo de incertezas para o senhor Benedito e sua família”, destacou.
A decisão judicial foi oficializada no início de dezembro pelo juiz Roberto Teixeira Seror, da 5ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, que determinou a transferência do valor indenizatório para as contas indicadas no processo. No entanto, a liberação do montante ainda depende de alvará judicial.
0 Comentários
Faça um comentário