- Pela Redação
- 29/05/2023
g1
Confirmando o favoritismo apresentado nos treinos livres do fim de semana, a McLaren garantiu a pole position do GP do Bahrein com Oscar Piastri, neste sábado. O australiano largará da ponta pela segunda vez na carreira, com a melhor volta de 1m29s841 para superar as marcas de Charles Leclerc, da Ferrari, e George Russell, da Mercedes. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou em 18º.
Oscar Piastri largará da pole position no GP do Bahrein da F1 2025 | Foto: Mark Thompson/Getty Images
A primeira volta de Bortoleto no Q1 ficou a 1s6 do tempo de referência, em 16º. Sua última tentativa foi 0s6 mais rápida. No entanto, o brasileiro acabou retornando à zona de eliminação com as voltas finais da dupla da RBR, Max Verstappen e Yuki Tsunoda, que avançaram juntos ao top 10 pela primeira vez desde a chegada do japonês ao time, no último fim de semana.
A largada do GP do Bahrein será ao meio dia deste domingo, no horário de Brasília.
Depois da prova, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) puniu George Russell e Kimi Antonelli com a perda de uma posição no grid; com isso, Leclerc pula para segundo, Russell cai em terceiro, Pierre Gasly (Alpine) sobe para quarto e Antonelli desce para quinto.
As penalidades aplicadas aos pilotos da Mercedes se deram por causa de um incidente durante a bandeira vermelha, acionada após a forte batida de Esteban Ocon, da Haas. Antes de a direção de prova definir o horário de reinício da sessão, Russell e Antonelli retornaram em alta velocidade ao pit lane, o que não é permitido pelo regulamento.
Gabriel Bortoleto vai largar em 18º no GP do Bahrein da F1 2025 | Foto: Clive Rose/Getty Images
Oscar Piastri dividiu forças na sessão com o colega, Lando Norris. O britânico chegou a ser o mais rápido no Q1, mas teve sua última tentativa no Q3 prejudicada por um giro da roda traseira esquerda que lhe custou 0s012 - valendo o sexto lugar no grid. É a segunda vez neste início de ano que eles não dividirão a primeira fila, assim como no Japão, quando Verstappen foi pole e Norris, segundo no grid.
Resultado e grid de largada
1. Oscar PIASTRI (McLaren) - 1m29s841
2. Charles LECLERC (Ferrari) +0s334
3. George RUSSELL (Mercedes) +0s168 - perdeu uma posição.
4. Pierre GASLY (Alpine) +0s375
5. Andrea Kimi ANTONELLI (Mercedes) +0s372 - perdeu uma posição.
6. Lando NORRIS (Lando Norris) +0s426
7. Max VERSTAPPEN (RBR) +0s582
8. Carlos SAINZ (Williams) +0s839
9. Lewis HAMILTON (Ferrari) +0s931
10. Yuki TSUNODA (RBR) +1s462
11. Jack DOOHAN (Alpine) - Q2
12. Isack HADJAR (RB) - Q2
13. Fernando ALONSO (Aston Martin) - Q2
14. Esteban OCON (HAAS) - Q2
15. Alexander ALBON (Williams) - Q2
16. Nico HULKENBERG (Sauber) - Q1
17. Liam LAWSON (RB) - Q1
18. Gabriel BORTOLETO (Sauber) - Q1
19. Lance STROLL (Aston Martin) - Q1
20. Oliver BEARMAN (Haas) - Q1.
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Q1 da classificação - GP do Bahrein | Foto: F1
Com poucos carros anotando voltas rápidas nos minutos iniciais, Tsunoda começou liderando, mas seu tempo foi deletado por exceder limites de pista - cedendo a ponta da tabela a Jack Doohan de forma provisória. Em seguida, Piastri e depois Norris apareceram na primeira colocação, que ficou com o britânico da McLaren.
Na bandeirada, Hamilton fez a segunda melhor volta à frente de Verstappen - que havia abortado sua primeira tentativa, ainda no começo do segmento, e seguia sem volta até os segundos finais. Tsunoda, também só garantiu no fim o 11º tempo do Q1. O último a escapar da eliminação foi Nico Hulkenberg, da Sauber.
No entanto, uma decisão pouco comum causou confusão: uma volta de Nico Hulkenberg no Q1 foi apagada apenas durante o Q2. Se o tempo tivesse sido excluído antes do fim do Q1, o alemão teria sido um dos eliminados na sessão, e Alexander Albon avançaria para a etapa seguinte. Porém, como a decisão dos comissários ocorreu com a segunda parte da classificação em andamento, o tailandês vai largar em 15º, enquanto o alemão sai em 16º no grid
Eliminados
16º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS) - larga em 15º.
17º LIAM LAWSON (RB)
18º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
19º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
20º OLIVER BEARMAN (HAAS)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Classificação final do Q2 para o GP do Bahrein | Foto: F1
O segmento começou com uma forte batida de Esteban Ocon, que perdeu a direção ao tocar na zebra, rodou e colidiu na curva 3. Após cerca de seis minutos sob bandeira vermelha, a sessão recomeçou com dez minutos sobrando no cronômetro. Antonelli anotou a volta de referência, mas foi superado posteriormente por Norris e Piastri.
Esteban Ocon bateu forte e abandonou a classificação no GP do Bahrein | Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images
Nos dois minutos finais, cinco pilotos ainda não tinham volta rápida - dentre eles, Verstappen, cuja única tentativa valeu o sétimo lugar a meio segundo de Piastri, e Tsunoda, empurrado para décimo com a tentativa final de Carlos Sainz. Mesmo assim, a dupla da RBR conseguiu avançar para o Q3.
Eliminados
11º JACK DOOHAN (ALPINE)
12º ISACK HADJAR (RB)
13º NICO HULKENBERG (SAUBER) - larga em 16º.
14º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN) - larga em 13º.
15º ESTEBAN OCON (HAAS) - larga em 14º.
Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Mesmo sendo o primeiro a abrir volta, Verstappen acabou apenas com o décimo lugar provisório, enquanto Piastri anotava a volta pela liderança com 0s1 sobre Russell. Nos últimos dois minutos, os dez pilotos retornaram à pista - deles, Antonelli e Hamilton estavam sem tempo marcado, punidos por exceder os limites da pista.
O calouro da Mercedes conseguiu uma última tentativa perto da bandeirada, chegando a ocupar a ponta de forma provisória. Russell, porém, conseguiu superá-lo; Leclerc surgiu em seguida e, por fim, Piastri anotou a volta mais rápida, recebendo a bandeirada na primeira colocação.
0 Comentários
Faça um comentário