Após início de campanha, Botelho lidera em Cuiabá com 39%; Abílio 21%; Lúdio 15%

PESQUISA MT DADOS



Danilo Figueiredo | Rufando Bombo News

O site Folhamax, através de amostra realizada pelo Instituto MT Dados, divulgou nas primeiras horas desta segunda-feira (19) o resultado da primeira pesquisa eleitoral para Prefeitura de Cuiabá, após o período de realização das convenções partidárias, e três dias após o início oficial da veiculação de propagandas eleitorais dos candidatos a prefeitos e vereadores.

De acordo com a pesquisa, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), aparece com certa vantagem na liderança pela disputa ao Palácio Alencastro. Entre os concorrentes à Prefeitura de Cuiabá, Botelho é o nome que aparece com maior potencial de votos.

Na modalidade estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Botelho aparece com 39% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Abílio Brunini (PL), com 21%, e do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com 15%. O empresário Domingos Kennedy (MDB) aparece na pesquisa com 2%, e Ricardo Tomaz (PCO), que acabou recuando de seu projeto majoritário para se candidatar a vereador por Cuiabá, pontuou apenas com 1%. Brancos e nulos somaram 2%, enquanto 20% dos entrevistados não souberam responder.

Já na modalidade espontânea, onde os nomes dos concorrentes não são revelados aos eleitores, Eduardo Botelho foi o mais lembrado por 22% dos entrevistados, contra 12% de Abílio Brunini, e 7% do petista Lúdio Cabral. Domingos Kennedy e Ricardo Tomaz aparecem na sequência, empatados, com apenas 1% dos votos espontâneos. Brancos e nulos somaram 2%, e 55% não souberam ou não quiseram responder.

Potencial de Votos

O Instituto MT Dados avaliou ainda o índice de potencial de voto de cada um dos cinco candidatos, formado por aqueles que votariam com certeza ou que poderiam votar em um nome indicado. Nesta modalidade, Botelho aparece com 55%, enquanto Lúdio Cabral tem 35%, um pouco a frente de Abílio Brunini, com 32%. Domingos Kennedy pontou em quarto com 12%, seguido por Ricardo Tomaz na quinta colocação com 11%.

A pesquisa do Instituto MT Dados, contratado pelo site Folhamax, foi realizada entre os dias 7 e 10 de agosto de 2024, em Cuiabá, onde 1,1 mil eleitores foram entrevistados.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também