Vigilância em Saúde alerta sobre a baixa cobertura vacinal contra a gripe em Cuiabá

Negacionistas



Redação 

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), faz um ALERTA sobre a baixa procura à vacinação contra a gripe e os riscos da Síndrome Gripal (SG). A gripe, ou influenza sazonal, é uma infecção respiratória aguda provocada pelos vírus influenza A, B, C e D.

Os vírus A e B são os principais responsáveis por epidemias sazonais em humanos, com um aumento significativo de casos durante a estação mais fria, como os próximos meses que se aproximam. Esse aumento pode gerar uma sobrecarga nos serviços de saúde e nos prontos atendimentos, resultando em mais internações e na superlotação das unidades de saúde.

A Síndrome Gripal (SG) tem início súbito, com sintomas como febre, coriza, tosse seca, dor de garganta, dores musculares e articulares, dor de cabeça, fadiga (cansaço) e prostração (abatimento), podendo ter ainda diarreia, vômitos, rouquidão, olhos vermelhos e lacrimejantes. A febre (temperatura igual ou superior a 37,8°C) é o sintoma mais importante e tem duração em torno de dois ou três dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução.

Para evitar doenças respiratórias, especialmente a causada pelo vírus Influenza, a melhor forma de prevenção é a VACINAÇÃO ANUAL, principalmente para os grupos mais vulneráveis ou expostos a evoluírem com gravidade. Pensando nisso, o Ministério da Saúde (MS), por meio de nota orientativa1 sobre os dados da vacina influenza, considerou para o cálculo de cobertura vacinal os seguintes grupos prioritários:

Idosos; Crianças maiores de seis meses e menores de seis anos; Gestantes; ü Puérperas; Indígenas (vivendo ou não em terras indígenas); Trabalhadores da saúde; Professores.

Em Cuiabá, a vacina está disponível nas unidades básicas de saúde próximas às residências para TODA POPULAÇÃO acima de 6 meses de idade. A vacina utilizada é a trivalente, contendo uma combinação de três cepas de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B, atualizada anualmente conforme a detecção dos vírus circulantes e é administrada em dose anual. A vacinação tem como objetivo reduzir complicações, internações e mortalidade da população. Ela proporciona imunidade contra a gripe, diminuindo o agravamento da doença, internações e óbitos.

Medidas de prevenção e controle:

Frequente higienização das mãos;

Utilizar lenço descartável para higiene do nariz;

Cobrir nariz e boca quando espirrar e/ou tossir e, em seguida, higienizar as mãos;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e/ou garrafas;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da Influenza;

Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

Evitar aglomerações e ambientes fechados; • Manter os ambientes bem ventilados;

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

A VACINA é considerada a melhor forma de prevenção.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também