Jaciara inaugura primeiro residencial público gratuito para idosos em MT com apoio do Governo do Estado

Vila Aconchego



Redação com assessoria 

 

O município de Jaciara, a 148 km de Cuiabá, será o pioneiro em Mato Grosso ao oferecer um conjunto habitacional público e gratuito exclusivo para idosos ou casais de idosos. Chamado de Vila Aconchego, o residencial é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jaciara, com investimento de R$ 12 milhões.

 

O projeto contempla 54 casas geminadas, totalmente acessíveis, com sala, cozinha, banheiro e quarto. A estrutura, com 3 mil m² de área construída, ainda conta com piscina, salão de festas, academia, churrasqueira, praça interna, redário e espaço para caminhada, proporcionando qualidade de vida, convivência social e bem-estar à população idosa.

 

A prefeita Andréia Wagner destacou que o residencial era um sonho antigo, idealizado ainda quando era primeira-dama e secretária de Assistência Social. “Muitos acabam sozinhos, com depressão, então criamos uma política habitacional para idosos em que vão poder conviver com outras pessoas, ter assistência médica e lazer sem precisar pagar pela casa. Isso é respeito, cuidado e dignidade para os nossos idosos”, afirmou.

 

Ela também ressaltou o apoio fundamental da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, que se encantou com o projeto e acompanhou sua evolução desde o papel até a fase de conclusão das obras.

 

O governador Mauro Mendes reforçou a importância de políticas públicas voltadas à melhor idade: “É um papel do Estado cuidar também dessas pessoas e acolhê-las. Precisamos criar ambientes adequados à população idosa, que tende a crescer muito nas próximas décadas”, disse, citando projeções do IBGE até 2060.

 

Com essa iniciativa, Jaciara se junta a cidades como João Pessoa (PB), Americana (SP), Foz do Iguaçu (PR), Prudentópolis (PR) e Arapongas (PR), que são referência nacional em políticas residenciais para a terceira idade.

 

Além do residencial, Jaciara também recebeu investimentos estaduais para o turismo, com a inauguração do primeiro Mirante de Vidro de Mato Grosso, em novembro de 2023. A estrutura, que se tornou um atrativo natural e turístico, contou com R$ 3,8 milhões do programa Mais MT e apoio do deputado estadual Max Russi (PSB), ex-prefeito do município.

 

 

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também