Abílio quer discutir regulação com Mauro Mendes

Regulação na saúde de Cuiabá



Danilo Figueiredo do rufandobombonews 

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, afirmou nesta terça-feira (29) que concorda com a decisão do governador Mauro Mendes sobre o Estado assumir a regulação da saúde na capital. Segundo ele, não há problema em o Estado exercer essa função, mas é necessário estabelecer critérios claros para garantir equilíbrio e eficiência na gestão dos atendimentos.

 

“Daqui a pouco a gente vai conseguir sentar frente a frente novamente e falar sobre isso”, disse o prefeito, antecipando uma conversa com o governador para discutir ajustes no modelo atual.

 

Abílio destacou que várias unidades de saúde que antes eram administradas pela Prefeitura agora estão sob responsabilidade do Estado. “O HMC é nosso, o São Benedito está com a gente, é nosso também. A Santa Casa já teve vínculo com o município, hoje está com o Estado. O Hospital Geral e o Hospital do Câncer também. A regulação dos pacientes, que era 30% com o município e 70% com o Estado, hoje está 100% com o Estado”, afirmou.

 

Segundo o prefeito, o que preocupa é a falta de critérios na regulação, o que acaba sobrecarregando as unidades municipais, como as UPAs. “A gente precisa criar critérios para desocupar um pouco mais as UPAs e ajudar os nossos pacientes a chegarem ao leito de UTI. Com critérios e transparência, pode ficar com o Estado, pode ficar com o município. O importante é termos uma gestão mais eficiente”, pontuou.

 

A fala de Abílio ocorreu durante coletiva de imprensa no Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também