Fux pede para deixar a 1ª turma do STF, que julga trama golpista de Bolsonaro

MUDANÇA DE TURMA



g1

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux pediu para ser transferido da 1ª Turma para a 2ª Turma da Corte. O anúncio foi feito em plenário da Corte.

O ministro também encaminhou um documento para o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, nesta terça-feira (21), com o pedido de transferência.

No documento, Fux cita o artigo 19 do Regimento Interno do STF para manifestar seu interesse em compor a 2ª Turma, "considerando a vaga aberta pela aposentadoria do Ministro Luís Roberto Barroso".

Pedido de Fux a Fachin para ir para a 2ª Turma do STF — Foto: Reprodução
Pedido de Fux a Fachin para ir para a 2ª Turma do STF | Foto: Reprodução

Fux integra atualmente a 1ª Turma, grupo responsável por julgar os réus da trama golpista. Também fazem parte os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

A 2ª Turma, para a qual Fux pede transferência, contava com Barroso e tem como membros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça e Nunes Marques.

Cada uma das turmas é composta por cinco dos 11 ministros do Supremo -- a exceção é o presidente, que fica fora dos grupos.

No início de setembro, a 1ª Turma condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus pela trama golpista. Fux foi o único voto vencido do placar de 4 a 1.

A decisão sobre o pedido de Fux caberá ao presidente da Corte, Edson Fachin. Caso Fux seja remanejado, o novo ministro da Corte, a ser indicado pelo presidente Lula, ficaria com a vaga de Fux na 1ª Turma ao lado de Moraes, Cármen Lúcia, Zanin e Dino.

Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal — Foto: Rosinei Coutinho/STF
Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal | Foto: Rosinei Coutinho/STF

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também