Guardião das Águas será destaque em evento internacional no Rio de Janeiro

Guardião das Águas será destaque em evento internacional no Rio de Janeiro



Guardião das Águas será destaque em evento internacional no Rio de Janeiro

Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja-MT, Instituto Ação Verde e Instituto Soja Livre participam do Green Rio, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro


 

Arquivo | Aprosoja MT

 

21/08/2023


A sustentabilidade da agricultura mato-grossense será demonstrada em um evento internacional, o Green Rio, realizado no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro deste ano.  O Green Rio é uma plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde entre o Brasil e Alemanha, assim como outros países.

 


Mato Grosso será representado pela Comissão de Sustentabilidade da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), que vai apresentar resultados do projeto “Guardião das Águas”, que faz levantamento das nascentes dentro das propriedades que produzem soja e milho e as classifica de acordo com seu grau de conservação.

 


Segundo a gerente da Comissão de Sustentabilidade, Marlene Lima, o projeto iniciou há cinco anos e já fez o levantamento em 57 municípios, identificando mais de 102 mil nascentes, sendo que mais de 95% estão em ótimo estado de conservação. 

 


“O Guardião das Águas mostra que o produtor rural tem consciência ambiental, que ele preserva, que ele produz e, ao mesmo tempo, tem uma atenção e cuidado pelas águas que estão dentro da propriedade dele. A ideia é divulgar esses dados, nossos ativos ambientais e o quanto o produtor de soja e milho preserva”, pontua Marlene.

 


Marlene destaca que no ano passado, a Aprosoja-MT também esteve presente no evento e cerca de 3,5 mil pessoas passaram pelo estande da entidade. A expectativa para esse ano é que mais de 5 mil pessoas passem pelo estande da Aprosoja-MT, dentre pesquisadores, diplomatas, chanceleres, estudantes universitários e do ensino médio e público em geral.

 


Ainda de acordo com Marlene, no ano anterior, algumas pessoas questionaram a entidade sobre produtos não transgênicos, demanda que foi atendida pela Aprosoja-MT, que também levará ao conhecimento do público a soja não transgênica produzida em Mato Grosso, por meio do Instituto Soja Livre, entidade que também é vinculada à Aprosoja-MT.

 


O evento também terá a participação do Instituto Ação Verde, uma ONG do setor produtivo de Mato Grosso, que vai divulgar o InovaCPR, uma solução para inserir o pequeno e médio produtor rural no mercado de PSA-Pagamento de Serviço Ambiental, demonstrando os potenciais ambientais do imóvel.

 


 

 

Fonte: Felipe Leonel

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também