- Pela Redação
- 29/05/2023
Da Redação com Assessoria
A Nutribras Alimentos e a Faculdade de Medicina Atenas, localizadas em Sorriso/ Mato Grosso, têm cultivado uma parceria fundamental desde o início do curso de medicina em 2022, considerada inovadora para promover o ensino prático e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de órgãos.
O uso dos órgãos suínos é interessante devido a sua similaridade biológica aos humanos, o que permite a utilização desses órgãos para transplantes, como válvulas cardíacas e pele.
Dr. Sérgio Borges, enfermeiro e professor de fisiologia, destaca a parceria como sucesso: “a Nutribras Alimentos tem sido uma parceira fundamental, fornecendo órgãos de suínos, como corações e pulmões, para as nossas práticas acadêmicas. Essas doações são essenciais para que os alunos tenham contato com tecido biológico real, que proporciona uma compreensão muito mais rica sobre a anatomia e funcionamento dos órgãos. As peças sintéticas, por mais avançadas que sejam, não oferecem a mesma experiência. Além disso, essa parceria fortalece nosso laço com a comunidade e contribui para a formação dos futuros médicos", disse.
O Brasil enfrenta desafios significativos no campo da doação de órgãos, já que segundo dados recentes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, 47% das famílias brasileiras não autorizam a doação após a perda de um ente querido, e, dos que autorizam apenas 15% dos órgãos doados são efetivamente aproveitados.
Um dos principais obstáculos para a doação está relacionado à falta de conscientização pública, à infraestrutura limitada dos hospitais e à escassez de profissionais habilitados para diagnosticar a morte encefálica, que é um passo crucial para a viabilidade da doação.
A parceria entre a Nutribras Alimentos e a Faculdade de Medicina Atenas é um exemplo notável de como a colaboração entre o setor privado e o educacional pode impactar diretamente a formação de futuros médicos mais preparados e conscientes, enquanto promove causas tão importantes como a doação de órgãos.
0 Comentários
Faça um comentário