Missão da SpaceX divulga imagens dos dois polos da Terra vistos do espaço

ÓRBITA POLAR



g1

A missão privada com uma equipe de quatro astronautas que orbitou pela primeira vez os polos da Terra teve imagens divulgadas pela SpaceX. Imagens feitas pela tripulação da Fram2 mostram as duas regiões do planeta vistas do espaço capturadas a partir da cabine da Crew Dragon.

Os astronautas decolaram na terça-feira (1º) e retornaram à Terra nesta sexta (4).

Em órbita, a cápsula que realizou a primeira missão tripulada a orbitar os polos ficou a cerca de 437 km do solo terrestre, e o processo de percorrer os dois polos levou cerca de uma hora.

SpaceX divulga imagens da viagem tripulada que orbitou os polos da Terra — Foto: Divulgação/SpaceX
SpaceX divulga imagens da viagem tripulada que orbitou os polos da Terra | Foto: Divulgação/SpaceX

A órbita pelos polos acontece quando a espaçonave passa sobre (ou próximo) a ambos os polos da Terra em cada volta ao redor do planeta. Ou seja, percorre o planeta de norte a sul.

Estava na missão o investidor maltês Chun Wang, um magnata nascido na China que fundou uma empresa de mineração de bitcoin, e outros três associados. A missão foi o sexto voo privado de astronautas da SpaceX e expande o domínio da empresa no cenário global de voos espaciais tripulados.

Além de fazer imagens, a missão realizou 22 experimentos de pesquisa, focados em como o voo espacial e a microgravidade afetam o corpo humano.

Imagem da cápsula Crew Dragon pousando na costa da Califórnia nesta sexta (4) — Foto: Divulgação/SpaceX
Imagem da cápsula Crew Dragon pousando na costa da Califórnia nesta sexta (4) | Foto: Divulgação/SpaceX

Missão espacial

A Fram2 é a 16ª missão tripulada no total usando a reutilizável Crew Dragon, uma espaçonave em forma de gota desenvolvida pela SpaceX com financiamento da NASA para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional.

A SpaceX e sua cápsula Dragon dominaram o mercado emergente de voos espaciais orbitais privados, inicialmente procurado por turistas ricos. A Dragon é a única cápsula privada no mundo que realiza missões em órbita, enquanto a Starliner da Boeing ainda está em desenvolvimento.

Nos últimos anos, com voos da Dragon custando cerca de US$ 55 milhões por assento, o mercado de voos espaciais – envolvendo empresas como a Axiom Space, que contratam missões da Crew Dragon – tem se concentrado em astronautas de governos que pagam principalmente por prestígio nacional e para fortalecer a experiência espacial.

Mas a tripulação da Fram2 não tem apoio governamental. Os companheiros de Wang são a diretora de cinema norueguesa Jannicke Mikkelsen, especialista em cinematografia de realidade virtual; a pesquisadora alemã de robótica e cientista polar Rabea Rogge; e o aventureiro australiano Eric Philips, que fez expedições de esqui nas regiões polares severas da Terra.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também