Festival Mato-grossense de Choro começa nesta sexta-feira (13) no Sesc Arsenal

4ª EDIÇÃO



Da Redação

Começa nesta sexta-feira (13) a 4ª edição do Festival Mato-grossense de Choro, a partir das 18 horas, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. Com uma rica programação, que destaca a tradição, a diversidade e a versatilidade do gênero musical, o evento reúne grandes nomes, tanto regionais quanto nacionais.   

O Festival ocorre nos dias 13, 14, 15 e 17 de setembro, a partir das 18 horas, com exceção de domingo, quando a música começa às 17h40. Para os dias do evento, a doação de 1kg de alimento não perecível é voluntária. Os alimentos serão destinados ao programa Sesc Mesa Brasil.   

O Grupo de Choros e Serestas, de Cuiabá, liderado por Fátima e Marinho, abre a programação nesta sexta-feira, a partir das 18 horas. Conhecido por ser uma das principais referências do Choro na capital mato-grossense, o grupo surgiu da paixão de músicos locais pelos gêneros tradicionais da música brasileira. Os músicos, que já participavam de rodas de choros e serestas, passaram a se reunir para tocar, o que, com o tempo, evoluiu para apresentações públicas, principalmente no conhecido bar “Chorinho”. E continuam se apresentando até os dias atuais, em eventos culturais e festivais, homenageando letristas renomados como Hermínio Belo de Carvalho e Paulo César Pinheiro.  

Ainda hoje 13, às 20 horas, tem início a apresentação do grupo Choro na Rua (RJ), liderado por Silvério Pontes. Considerado um dos coletivos de destaque quando se fala no gênero musical, o projeto Choro na Rua foi premiado, juntamente com Silvério, na 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira (PMB), na categoria Música Instrumental, tanto como Melhor Grupo quanto como Revelação. O PMB homenageou Tim Maia, com quem Silvério Pontes atuou por 10 anos.  

Já no sábado, 14 de setembro, a música começa às 18h30 com uma apresentação inédita do “Encontro das Mulheres do Choro Mato-grossense”, formado por integrantes do grupo de choro feminino Bionne, que atua na cena local há mais de 20 anos, e do coletivo Choro Digoreste. A união foi pensada especialmente para a edição do Festival do Choro deste ano.  

O ponto alto da noite de sábado será a apresentação da cantora, compositora e multi-instrumentista Nilze Carvalho, reconhecida por sua habilidade no bandolim e cavaquinho, além de sua voz marcante.   

Nilze começou cedo sua carreira. Com seis anos, já se apresentava em programas de rádio e televisão e, aos 12 anos, lançou seu primeiro disco “Choro de Menina”. Aos 15 anos, a cantora deu início às turnês internacionais, se apresentando em países como Austrália, China, Japão, Argentina, Estados Unidos, Holanda e Itália. Em 2015 foi indicada ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Samba, pelo seu trabalho “Verde Amarelo Negro Anil”.  

No domingo (15), a programação começa um pouco mais cedo, a partir das 17h40, com a apresentação da Orquestra Cuiabana de Choro, formada em 2014, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A Orquestra trará um repertório de grandes compositores como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Paulinho da Viola, além de composição próprias.  

Em seguida, a partir das 19h30, se apresentam, no Jardim do Sesc Arsenal, o Reco do Bandolim e o grupo Choro Livre (DF), trazendo releituras contemporâneas dos clássicos do Choro e complementando o repertório com novos autores e composições próprias. Fundado há mais de 30 anos por Reco do Bandolim, o Choro Livre já esteve no palco com renomados nomes da MPB, como Nelson do Cavaquinho, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Hermeto Paschoal e Sivuca. Reco do Bandolim, como o nome já informa, é um renomado bandolinista brasileiro, presidente do Clube do Choro de Brasília e fundador da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello.  

No último dia, o Festival Mato-grossense de Choro traz a tradicional Roda de Choro, realizada todos os anos. A partir das 18 horas, sempre no Jardim do Sesc Arsenal, artistas que movimentam a cena local do Choro se reúnem para encerrar a festa, que busca destacar não só o talento musical de cada um dos participantes, como também fortalecer a cultura e a música instrumental popular brasileira. 

Para entrar no clima do Festival Mato-grossense de Choro, uma playslit especial foi criada. Clique aqui para ouvir.

Confira abaixo a programação completa: 

Dia 13 – Sexta-feira 

13h30 – Oficina: Masterclass de “Violão de 7 cordas no Choro” com Rogério Caetano – link para inscrição: https://bit.ly/oficinaviolao7cordas   

18h – Apresentação: Choros e Serestas (MT) 

20h – Apresentação: Choro na Rua (RJ) 

Dia 14 – Sábado 

09h – Oficina de Música – Masterclass de “Interpretação no Choro” com Silvério Pontes – link para inscrição https://bit.ly/oficinainterpreta%C3%A7%C3%A3onochoro 

18h30 – Apresentação: Encontro das Mulheres do Choro Mato-grossense (MT) 

20h15 – Apresentação: Nilze Carvalho (RJ) 

Dia 15 – Domingo 

17h40 – Orquestra Cuiabana de Choro (MT) 

19h30 – Reco do Bandolim & Choro Livre (DF) 

Dia 17 – Terça-feira 

18h – Roda de Choro 

SERVIÇO: 

4º Festival Mato-grossense de Choro 

Local: Sesc Arsenal  

Quando: dias 13, 14, 15 e 17 de setembro 

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também