- Pela Redação
- 29/05/2023
José San Martin Camiña Neto
Enquanto blocos tomaram a Avenida Mato Grosso, milhares de jovens e famílias lotaram o Congresso da Umadecre e o Vinde e Vede, na Arena Pantanal. A presença de caravanas, famílias e participantes de diferentes regiões reforçou o clima de acolhimento e fé durante a programação, neste sábado (14).
A estudante Maria Divina, de 19 anos, participou da programação religiosa e destacou o impacto direto do transporte gratuito. “Esse ano foi muito melhor. Em 2025 eu gastei muito com transporte por aplicativo para ir ao congresso. Agora, com o ônibus gratuito, é uma economia grande. Tem gente que deixaria de vir se tivesse que pagar”.
Maria José, moradora do Parque Cuiabá, contou que no ano passado precisou arcar com altos custos de aplicativo. “Este ano foi uma bênção. Eu não teria condições de pagar novamente”.
_1771176826.jpg)
Foto: Erlan Aquino
Segundo o pesquisador do Carnaval brasileiro e professor do Instituto Federal de Mato Grosso, Washington Souza, o apoio público fortalece cultura, turismo e inclusão social. “O Carnaval é patrimônio cultural brasileiro, reconhecido por lei federal. Quando o poder público garante mobilidade e segurança, está valorizando cultura, turismo e inclusão social”.
Incentivo à Economia
Até o fim do evento, a estimativa é que Vinde e Vede e Umadegre atraiam cerca de 400 mil pessoas à capital, incluindo caravanas de diversas regiões do Estado, o que está impulsionando significativamente a economia local e o turismo.
Na Arena Pantanal, o Vinde e Vede 2026 reuniu cerca de 20 mil fiéis apenas no primeiro dia de programação, consolidando-se como um dos maiores encontros católicos do Centro-Oeste, promovido pela Arquidiocese de Cuiabá. Caravanas de paróquias da capital e do interior participaram da abertura, marcada pela Santa Missa, momentos de oração, acolhida de voluntários e funcionamento de tendas com alimentação e artigos religiosos, que também movimentam a economia local.
_1771177001.jpg)
Foto: Erlan Aquino
A programação continua neste domingo (16), a partir das 14h, com a presença de grandes nomes da Arquidiocese de Cuiabá e também da Igreja no Brasil. A Renovação Carismática Católica assume a condução das apresentações e palestras, prometendo ainda mais momentos de espiritualidade, formação e entusiasmo missionário para todos os participantes.
0 Comentários
Faça um comentário