- Pela Redação
- 29/05/2023
Da Redação
A antiga rua de Cima, atual Pedro Celestino, foi uma das primeiras ruas de Cuinbá. Passagem obrigatória dos cortejos coloniais, cujo trajeto era percorrido pelas autoridades - capitães-generais e eclesiásticos - em sua chegada à Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, vindas por Goiás. A rua era ricamente ornamentada com arcos-de-triunfo e luminárias para saudar os ilustres visitantes. Foi também o espaço residencial ocupado pela elite cuiabana local.
Nesse traçado urbano está situado o prédio que abrigou a antiga Assembléia Legislativa Provincial de Mato Grosso, construido em 1776, em uma área de 683,20 m°, como armazêm de artigos bélicos, denominado Armazém Geral.
Aos três dias do mês de julho de 1835 foi instalada, nesse espaço, a Assembléia Provincial de Mato Grosso, quando então era presidente da Província Antônio Pedro de Alencastro que, através da Lei n° 19, em seu artigo 1º, de 28 de agosto de 1835, declarou oficialmente Cuiabá como capital da Provincia.
 (1)_1750631530.jpg)
Local da antiga sede da ALMT, na Rua Pedro Celestino, em Cuiabá | Foto: Reprodução
Esse era um sonho acalentado pelos habitantes de Cuiabá, que não se conformavam com a condição subalterna, e por consenso passaram a pleitear o foro de capital. Por mais de um século o prédio abrigou a sede do Poder Legislativo da Província de Mato Grosso, de 1835 até 1937.
É uma casa térrea que apresenta características das construções setecentistas, com paredes de adobe e taipa de pilão, madeiramentos roliços sustentando o telhado, e este com telha canal, uma parte forrada de madeira. O estilo colonial original do imóvel está muito descaracterizado, suas telhas de cerâmica foram substituídas por telhas de amianto, como também as esquadrias das portas e janelas da fachada. Necessita de uma restauração que lhe devolva as características originais.
Neste prédio funcionou o Tribunal Eleitoral, a Delegacia de Polícia Federal, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), a 56ª Zona Eleitoral. Atualmente encontra-se instalado em suas dependências o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entidade vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.
_1750632155.jpeg)
O local também já foi espaço para um Centro de Referência Especializado em Assistência Social da Prefeitura de Cuiabá
Esse espaço foi palco de muitas decisões importantes para a Província e, posteriormente, para o Estado, pois traz grafada em suas paredes parte da sua memória legislativa. Ali, inflamados discursos conduziram os rumos da história de Mato Grosso no período.
Atualmente, a casa encontra-se totalmente abandonada pelo poder público, assim como sua rica memória que já foi palco de momentos marcantes da história de Mato Grosso, servindo apenas como abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
0 Comentários
Faça um comentário