Tudo por uma vaga de desembargador ; Bate boca entre advogados tem ameaça de "porrada"; por lista sêxtupla DA OAB

VEJA O VIDEO



Os advogados Samir Hammoud e Eduardo Marques Chagas protagonizaram um bate-boca que quase terminou em agressão física tarde de quinta-feira (26), durante reunião do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT). Marques Chagas teria, inclusive, ameaçado de agredir Samir.

A briga teria sido motivada pela escolha dos seis nomes que vão compor a lista sêxtupla a ser elaborada pela OAB e enviada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para disputar a vaga de desembargador destinada ao Quinto Constitucional. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver um trecho da confusão.

Na gravação Samir pede que Eduardo não lhe dirija a palavra. "Você quer me enfrentar na porrada? Me respeite, oh Dudu. Fica na sua e no seu cantinho. No seu canto", diz Samir.

Hammoud afirmou que a discussão teria começado o processo de definição da lista com nomes dos advogados que disputarão uma vaga de desembargador. Segundo ele, após levantarem a hipótese de que os conselheiros fizessem uma votação em urna, Samir defendeu que os juristas anunciassem o nome dos seis escolhidos, no púlpito, antes de depositar o voto.

No entanto, a proposta foi recusada e o alvoroço começou. Eduardo Chagas apontou que a ação poderia acarretar em "pressões políticas" para que os conselheiros mudassem o voto.

"Eu disse que respeito a decisão, mas que me sinto à vontade de, antes de depositar meu voto na urna, cantá-lo para que todos ouçam. E que cada conselheiro faça o que preferir. Aí começou a discussão. O conselheiro Eduardo Chagas disse que isso poderia acarretar em pressões externas políticas para mudança de voto. Como haverá pressão externa se o voto já é nominal? E aqui não estamos tratando de eleição política, onde infelizmente uma cesta básica pode mudar o convencimento de um eleitor. Estamos tratando da advocacia, de pessoas esclarecidas e com ensino superior, que não têm nada a temer”, relatou Samir Hammoud. 

A presidente da OAB-MT), Gisela Cardoso, que estava sentada e acompanhava o bate-boca, precisou intervir e encerrar a confusão.  “Chega, chega”, pediu.

A Lista

Os nomes serão indicados a partir de voto indireto. A OAB também aprovou a paridade de gênero, ou seja, três nomes serão de mulheres e outros três de homens. O prazo para as inscrições iniciará no dia 16 de novembro 2023 e se encerrará no dia 05 de dezembro, às 17h45 horas, quando o protocolo for realizado junto à Sede da OAB-MT ou às 23h59 horas, quanto for realizado de forma eletrônica.

O prazo para impugnação é de 7 a 12 de dezembro. A sessão pública do Conselho Seccional para votação e escolha dos nomes será realizada de modo presencial na sede da OAB-MT, dia 20 de dezembro, à 8h, com transmissão virtual. Os candidatos poderão se apresentar e dialogar com os conselheiros.

 


Fonte: FOLHAMAX
 

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também