Abílio volta a atacar uso de linguagem neutra em evento público e gera nova polêmica

Veja o vídeo



Redação 

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), voltou a se envolver em polêmica nesta sexta-feira (1°) ao divulgar, em suas redes sociais, um vídeo em que contesta o uso de linguagem neutra durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde. O episódio mais recente ocorreu durante um embate com o ativista LGBT Juliãn Tacanã, que defendia o uso do pronome “todes” como forma de inclusão.

 

No vídeo, Abílio se opõe à fala de Juliãn e afirma que o termo “todes” não faz parte da língua portuguesa, ironizando ao dizer que “todes é chocolate”. Segundo ele, o uso da linguagem neutra em eventos oficiais do município configura "militância" e não será permitido.

 

“A conferência é um instrumento legal da prefeitura. Não será palco para ativismo ideológico. Não aceitamos que se use isso para impor pronome que sequer está nos dicionários da língua portuguesa”, declarou.

 

A discussão foi motivada por outro episódio ocorrido na última quarta-feira (30), quando Abílio interrompeu a fala da professora Maria Inês Barbosa durante a abertura da conferência, após ela se referir à população LGBT com linguagem neutra. A atitude do prefeito gerou forte repercussão e dividiu opiniões nas redes sociais.

 

Essa não é a primeira vez que Abílio Brunini se posiciona contra o uso de linguagem inclusiva. O tema tem sido constante na retórica do prefeito, que alega estar defendendo o uso correto da língua e o respeito às normas institucionais dos eventos públicos

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também