- Pela Redação
- 29/05/2023
Márcio Eça do rufandobombonews
A vice-prefeita de Cuiabá, Vânia Rosa, comentou em entrevista à jornalista Camila Ribeiro, do HiperNotícias, sobre o decreto publicado recentemente pelo prefeito Abílio Brunini (PL), que centraliza na figura do chefe do Executivo a representatividade da gestão diante de órgãos estaduais e federais. A medida vem sendo apelidada de “decreto da mordaça”, já que impede secretários municipais e a própria vice-prefeita de falarem oficialmente em nome da prefeitura.
Segundo Vânia, do ponto de vista funcional, a decisão não altera de forma significativa a atuação do cargo de vice-prefeita, já que a Lei Orgânica do Município não prevê atribuições formais para a função. No entanto, ela reconheceu que a medida “reforça ainda mais as dificuldades” na construção de um espaço de trabalho institucional.
> “Nós estamos tentando construir um espaço físico, uma equipe e um espaço de poder, porque atribuição legal hoje não existe. Esse decreto só reforçou um pouco mais essa dificuldade, não só para mim, mas também para a funcionalidade dos secretários. É uma prerrogativa do prefeito, não fui consultada e nem questionada sobre isso”, afirmou.
Mesmo diante das limitações, Vânia Rosa destacou que pretende manter uma atuação criativa dentro da gestão:
> “Se for legal, temos que cumprir. Contudo, isso não me impede de trabalhar de forma criativa e de buscar outros caminhos de contribuição.”
0 Comentários
Faça um comentário