- Pela Redação
- 29/05/2023
Danilo Figueiredo e Márcio Eça do rufandobombonews
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), saiu em defesa dos parlamentares após as declarações do governador Mauro Mendes sobre o destino das emendas impositivas. Na semana passada, o governador afirmou que os deputados priorizam recursos para festas em vez de investimentos na saúde.
Russi rebateu as críticas e destacou que, por lei, ao menos 50% das emendas parlamentares devem ser obrigatoriamente destinadas à área da saúde. “Quando o governador fala que se gasta mais com festa, isso não é verdade. No mínimo 50% das emendas são para a saúde, e há deputados que destinam 100%”, afirmou o presidente.
Ele ressaltou que a outra metade das emendas é de uso livre e pode contemplar diferentes áreas, conforme as demandas municipais. “O deputado ouve os vereadores, prefeitos e lideranças locais. Pode investir em estrada, esporte, social, cultura — todas as áreas são importantes”, disse.
Max Russi também cobrou do governo o cumprimento dos prazos para o pagamento das emendas impositivas. Segundo ele, o secretário de Fazenda, Fábio Garcia, se comprometeu a quitar 100% das emendas até dezembro. “Até outubro, o governo precisa ter pago cerca de R$ 21,5 milhões. Se não cumprir até o fim do ano, vamos acionar o governo em janeiro”, alertou.
O parlamentar concluiu dizendo acreditar que os pagamentos serão efetivados, assim como ocorreu no ano anterior, quando mais de 70% das emendas foram executadas.
0 Comentários
Faça um comentário