- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação com assessoria
Patrono do evento, o deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), acompanhado da esposa, a prefeita de Jaciara Andréia Wagner (PSB), participou do coquetel de lançamento da 3ª edição da Expominério 2025, que será realizada de 26 a 28 de novembro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.
Em seu discurso, Russi destacou a importância da feira para o estado:
"A Expominério nasceu da necessidade de dar visibilidade ao imenso potencial mineral de nosso estado e, também, da convicção de que só avançaremos se aliarmos desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental."
Dados da Operação Amazônia Nativa (Opan) mostram que 23,8% do território mato-grossense está sob processos minerários, o equivalente a duas vezes a área de Portugal. Atualmente, Mato Grosso já lidera a produção nacional de calcário corretivo, é autossuficiente em cimento e água mineral, e se consolida como fornecedor de insumos estratégicos.
Russi tem ampliado sua atuação no setor por meio do Grupo de Trabalho (GT) da Mineração na ALMT, espaço que reúne parlamentares, órgãos governamentais, setor produtivo e sociedade civil para construir políticas públicas que garantam segurança jurídica e benefícios para a população. O deputado também é autor da Lei EducaMineração nº 12.727/2024, que leva conhecimento sobre mineração a estudantes da rede pública, além de articular parcerias com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Um dos organizadores da Expominério, Disney de Paula, agradeceu o apoio do presidente da Assembleia:
"Obrigado, deputado Max, por acreditar no nosso projeto lá em 2023. Estamos escrevendo uma nova página na mineração de Mato Grosso, e o deputado foi quem nos deu voz na Assembleia Legislativa."
Durante o lançamento, foi assinado o Protocolo Ouro sem Mercúrio, iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), em parceria com o Sebrae e mineradoras da Baixada Cuiabana, reforçando o compromisso com práticas mais sustentáveis no setor.
O evento contou ainda com a presença do embaixador da Indonésia no Brasil, Edi Yusup, e da cônsul Isadora Coimbra.
0 Comentários
Faça um comentário