- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação
A vereadora eleita Maria Avalone (PSDB) teceu duras críticas ao prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), por uma suposta tentativa de influenciar a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em entrevista à TV Vila Real, Avalone ressaltou que Brunini deve "respeitar os limites de poder" e evitar interferências no processo interno do Legislativo.
“Vejo isso como uma interferência e acho que ele não pode fazer isso. Ele tem o poder dele na prefeitura, e nós temos o nosso na Câmara. Cada um no seu quadrado, no seu poder”, afirmou Avalone, ao se referir à possível articulação do prefeito eleito para indicar aliados ao comando da Mesa Diretora.
A vereadora destacou ainda o papel constitucional do Legislativo na fiscalização do Executivo e reforçou a importância da autonomia entre os poderes. “O prefeito Abílio tem que respeitar. Fomos eleitas com a obrigação e o dever de fiscalizar a prefeitura. Não é o prefeito que deve direcionar quem será o presidente da Câmara. A Câmara não é puxadinho da prefeitura”, enfatizou.
Além de criticar a suposta interferência, Avalone defendeu uma maior participação feminina na composição da Mesa Diretora. Ela sugeriu que as oito mulheres eleitas para a próxima legislatura se unam para ampliar a representatividade nos cargos de comando.
“Já que temos oito mulheres, por que não discutirmos juntas? Queremos fazer parte. Não precisamos ser a maioria, mas que pelo menos três mulheres estejam na Mesa. Acho que seria elegante dar essa oportunidade, considerando que tivemos uma representatividade expressiva”, pontuou.
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá ocorrerá em janeiro, junto com a posse dos novos vereadores. Enquanto isso, as articulações nos bastidores continuam intensas, e as definições podem impactar significativamente a relação entre o Legislativo e o Executivo pelos próximos quatro anos.
0 Comentários
Faça um comentário