- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação do rufandobombonews
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, rebateu nesta semana as declarações feitas pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) sobre o suposto atraso no pagamento de emendas parlamentares impositivas por parte do governo estadual. Para Gallo, a crítica é infundada e tem cunho político-eleitoral.
“Esse chororô é uma antecipação do processo eleitoral do ano que vem”, afirmou o secretário, ao comentar o assunto. Segundo ele, o processo de execução das emendas segue um trâmite técnico, dentro da legalidade e da rotina administrativa adotada pelo Governo do Estado desde o início da atual gestão.
Gallo explicou que a liberação dos recursos obedece a várias etapas: “O parlamentar indica a emenda, o governo inicia o processamento assim que o orçamento é aberto. É necessário apresentar projetos, planos de trabalho, obter aprovação e, depois disso, o pagamento ocorre conforme o fluxo, até o fim do exercício, em 31 de dezembro”.
O secretário também destacou que a complexidade ou simplicidade do projeto pode influenciar no tempo de liberação. “Projetos mais simples, com menor burocracia, naturalmente têm pagamento mais rápido. Mas isso não significa favorecimento ou irregularidade”, reforçou.
Ele lembrou que, nos últimos seis anos, o governo estadual já pagou bilhões em emendas parlamentares, sendo cerca de R$ 700 milhões ao ano, e nunca houve reclamações estruturais sobre o processo. “A crítica agora é oportunista, claramente motivada pelo ambiente pré-eleitoral”, disse.
Gallo concluiu reiterando o compromisso do governo com a legalidade e a transparência na execução orçamentária, e lamentou que o debate esteja sendo politizado.
A fala ocorreu "lDurante entrevista ao Jornal CBN.
0 Comentários
Faça um comentário