"Entrega da ponte do Atalaia representa superação de desafios de gestão e engenharia", afirma Marcelo Padeiro

Ponte do Parque Atalaia



Redação 

A entrega da ponte Sarita Baracat, a nova ponte sobre o Rio Cuiabá que liga a Capital e Várzea Grande entre os bairros Parque Atalaia e Parque do Lago, representou um desafio de engenharia e de gestão para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Desde o início da atual gestão, uma série de medidas precisou ser tomada para garantir a entrega da obra.

 

A construção da ponte foi inicialmente licitada e contratada em 2013. Apesar disso, nenhuma ordem de serviço foi emitida até 2018, quando a obra foi iniciada. No entanto, a obra começou sem ter certeza de como seriam os seus acessos.

 

“Quando assumimos o Governo em 2019, a obra da Ponte do Atalaia estava com cerca de 30% de conclusão. Suas estacas já estavam fincadas, mas ninguém sabia como seria possível chegar na ponte. Ela se transformaria em uma estrutura suspensa no ar, sem ligação a lugar nenhum”, explica o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

 

Seguindo a determinação do governador Mauro Mendes, de que todas as obras iniciadas deveriam ser concluídas e que nenhuma obra deveria ficar paralisada, a equipe da Sinfra começou a trabalhar nos projetos para criar os acessos.

 

 

 

 

“Essa ponte começou a ser construída em uma região de difícil acesso. Todo o entorno da ponte era um banhado, com muitas áreas alagadas”, continua o secretário. “O projeto precisou contemplar um grande trabalho para estabilizar o solo, com uma camada grande de pedras”, explicou.

 

Além disso, a Sinfra precisou elaborar todos os projetos de desapropriação, outro desafio, uma vez que muitos dos terrenos no caminho do acesso não tinham documentação. O caminho de acesso envolve 3,29 km de prolongamento entre a Avenida P, no Parque Atalaia, e Avenida São Gonçalo, no Parque do Lago.

 

Outras questões precisaram ser superadas durante a execução das obras. Desde a dificuldade em encontrar material para fazer a base do terreno, passando por uma estação de tratamento de esgoto, cujas adutoras ficam ao lado da ponte no lado de Várzea Grande.

 

 

 

 

A Sinfra também está melhorando outras ruas que dão acesso a ponte. “Tanto em Cuiabá, quanto em Várzea Grande, houve rompimento de emissários de esgoto nas pistas antigas, que não são de nossa responsabilidade, mas a Sinfra-MT está trabalhando para resolver esses problemas”.

 

A obra foi entregue na última sexta-feira (25.04), incluindo a ponte, o acesso e ainda toda a iluminação do trajeto. O investimento total foi de R$ 79,2 milhões. “Foi um desafio que precisamos superar para cumprir a determinação do governador Mauro Mendes. Agora a Ponte do Atalaia vai trazer mais mobilidade para todos os moradores da região, criando mais um acesso entre os dois municípios”, finalizou o secretário. 

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