Botelho cita três nomes na disputa pela primeira-secretaria da Assembleia

Disputa pela 1ª Secretaria



Redação 

 deputado estadual Eduardo Botelho (União) não acredita na possibilidade de duas chapas concorrendo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Atual presidente da Casa, Botelho confirmou o consenso entre os parlamentares de que o deputado Max Russi (PSDB) será o próximo presidente para o biênio 2025/2026. Contudo, a disputa pelos demais cargos de liderança, especialmente a primeira-secretaria, está acirrada.

A primeira-secretaria, responsável pela administração do orçamento da Assembleia, é o cargo mais cobiçado. Os deputados Beto Dois a Um (União) e Janaína Riva (MDB) são os principais concorrentes, com Dilmar Dal’Bosco também sinalizando interesse em entrar na disputa. “Não vejo a possibilidade, no momento, de aparecer uma outra chapa que faça [a disputa] completa. Acho que a disputa está muito direcionada para a primeira-secretaria entre Janaina, Beto e Dilmar, então seriam esses três disputando”, afirmou Botelho.

Nos bastidores, comenta-se que a primeira-secretaria é estrategicamente interessante para Janaína Riva, que almeja uma cadeira no Senado em 2026.

A eleição interna da Mesa Diretora, inicialmente prevista para setembro, foi antecipada para o dia 7 de agosto. A mudança se deve ao fato de alguns parlamentares estarem envolvidos nas eleições municipais, o que dificultaria a conciliação das agendas. “Se a eleição [da Mesa Diretora] for em setembro, estaremos praticamente no fim das eleições [municipais] no momento da disputa. Temos quatro pré-candidatos disputando prefeitura aqui, então isso seria ruim. Acredito que é melhor antecipar”, explicou Botelho.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também