- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação com assessoria
Mais uma importante iniciativa para melhorar a rotina das pessoas autistas em Mato Grosso está prestes a ser aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O Projeto de Lei 1585/2024, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da ALMT, estabelece o direito à vacinação domiciliar para pessoas com autismo, quando necessário, assegurando que os serviços de imunização sejam realizados de acordo com suas necessidades específicas.
A proposta permite que a aplicação de vacinas em casa seja requisitada nos casos em que o deslocamento até um posto de saúde seja inviável, devido às características, sensibilidades sensoriais ou condições especiais da pessoa autista. A vacinação domiciliar será realizada por profissionais de saúde devidamente capacitados, garantindo segurança e eficiência no atendimento.
Atualmente, o projeto está em tramitação na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social. Após a emissão do parecer, seguirá para a primeira votação no Plenário.
Para o deputado Eduardo Botelho, a vacinação é um pilar essencial da saúde pública e da prevenção de doenças. No entanto, ele destaca que, para algumas pessoas com autismo, o processo pode ser particularmente desafiador devido às suas características e necessidades individuais.
“Este projeto de lei vai garantir o direito das pessoas com autismo à vacinação domiciliar, quando necessário, tornando o processo mais acessível e inclusivo, facilitando o acesso aos profissionais devidamente capacitados. Então, contamos com o apoio dos colegas deputados para a aprovação desse projeto, que representa um avanço importante na promoção da inclusão e do acesso à saúde para as pessoas com autismo”, defende Botelho.
Caso aprovado, o PL 1585/2024 será um marco na inclusão e na acessibilidade dos serviços de saúde, demonstrando o compromisso da ALMT em atender às necessidades da população autista em Mato Grosso.
0 Comentários
Faça um comentário