“Na ALMT, deputadas defendem liderança feminina na CPI do Feminicídi

CPI Rosa choque



Redação 

A deputada estadual Janaína Riva (MDB), presidente do partido em Mato Grosso, anunciou nesta terça-feira (26), ao lado das deputadas Edna Sampaio (PT) e Sheila Klener (PSDB), a intenção das três parlamentares em compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio.

 

O requerimento para instalação da CPI foi apresentado por Edna Sampaio e lido em plenário na semana passada. Segundo Janaína, a expectativa é de que a condução dos trabalhos seja liderada por mulheres.

 

A comissão terá como objetivo investigar o crescimento dos casos de feminicídio no Estado, identificar responsabilidades e propor políticas públicas de enfrentamento à violência.

 

De acordo com Janaína, o tema é urgente: em 2024, o Brasil registrou 1.450 feminicídios, sendo que Mato Grosso, pelo segundo ano consecutivo, liderou o ranking nacional com 47 casos – uma taxa de 1,23 por 100 mil habitantes, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

 

O requerimento já conta com dez assinaturas, entre elas a dos deputados Wilson Santos (PSD), Doutor João (MDB), Lúdio Cabral (PT), Faissal Kalil (Cidadania), Elizeu Nascimento (PL), Eduardo Botelho (UB) e Júlio Campos (UB).

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também