- Pela Redação
- 29/05/2023
Da assessoria
Hoje, dia 07 de fevereiro, quando se celebra o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, o deputado estadual e presidente da ALMT, Max Russi (PSB), reforça seu compromisso com a promoção dos direitos e a valorização das culturas indígenas em Mato Grosso. Em um contexto onde as comunidades indígenas enfrentam desafios significativos, Russi tem se destacado por suas ações voltadas para a proteção e o fortalecimento dessas populações.
Durante sua trajetória política, o deputado promoveu uma série de iniciativas que visam garantir melhores condições de vida e respeito à autonomia dos povos indígenas. Entre as ações, destaca-se a proposição de autoria de Russi, em que solicita a inclusão dos povos indígenas no programa Ser Família, capitaneado pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes. Hoje já existe esse apoio e o Ser Indígena é uma realidade que leva auxílio financeiro às comunidades indígenas em situação de vulnerabilidade, localizadas em território mato-grossense.
“Nosso estado possui a maior concentração indígena do mundo, repleto de áreas demarcadas e problemas advindos da questão agrária e exploração de recursos naturais. Nada mais prudente e necessário que chamarmos a atenção à situação social dos povos e auxiliar com o básico para a subsistência desses cidadãos”, enfatiza Max Russi.
“É fundamental que o poder público reconheça e respeite a história e a cultura dos povos indígenas. Eles são parte essencial da nossa identidade e diversidade. Neste dia que marca a luta desse povo, reafirmo meu compromisso em trabalhar ao lado dessas comunidades, ouvindo suas necessidades e defendendo seus direitos”, finalizou.
Outras ações
Enquanto secretário-chefe da Casa Civil, o deputado estadual Max Russi acompanhou de perto e atendeu a diversas demandas e ações sustentáveis voltadas à população indígena.
Russi articulou, também, a reconstrução da Escola Estadual Pirineus de Souza, localizada na Aldeia Aroeira, zona rural de Comodoro, que atende mais de 200 alunos de etnias da região
0 Comentários
Faça um comentário