Saúde masculina e combate ao câncer de próstata

NAILTON REIS



Nailton Reis

Novembro é mês de campanha de conscientização em torno da saúde masculina com ênfase no câncer de próstata. Esse tema se torna de extrema relevância devido ao baixo índice de procura do público masculino aos dispositivos de saúde, baixa aderência aos tratamentos, alta taxa de dependência química, alta taxa de suicídio como também a falta de cuidado com as questões psicológicas.

O câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata homens no mundo apesar do diagnóstico precoce que atinge taxas de até 90% na possibilidade de cura, essa situação antagônica segue ocorrendo devido ao preconceito envolvido na questão do exame periódico que os homens tendem a fazer a partir dos 40 anos, que é o toque retal. 

Esta dimensão psicológica que envolve o exame demonstra a importância do apoio familiar, da rede de apoio e dos profissionais da saúde mental como também de toda sociedade que faz necessário buscar o esclarecimento, compartilhamento de informações sobre o tema de maneira clara, respeitosa e digna, pois com a saúde não se brinca.

É o preconceito que vem tirando a longevidade de vários homens, então a primeira batalha que temos que vencer é contra ele. É necessário conscientizar a todos os homens que o exame do toque ainda é o melhor exame para o diagnóstico de câncer de próstata e que em nada afetará a sua masculinidade, por isso não deixe que ninguém brinque com esse tema ou descredibilize o assunto.

Apoie, encoraje e se possível acompanhe a pessoa que necessite fazer o exame, conte as pessoas próximas o que você sabe sobre o assunto e absolva o máximo de informações possível pois quanto mais você souber, mais fácil será para passar por essa fase importante para a saúde masculina. 

Nailton Reis é psicólogo e atua na área de Neuropsicologia, Avaliação psicológica e Psicologia Clínica

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também