- Pela Redação
- 29/05/2023
Alfredo da Mota Menezes
O julgamento de Bolsonaro e outras sete pessoas no STF foi assunto forte no Brasil e com repercussão no exterior. Não se conhece um caso como esse na América Latina, lugar que teve tantos governos autoritários. Quem se lembra de um julgamento sobre tentativa de golpe na Bolívia, Argentina. Guatemala, Paraguai ou qualquer outro país da região? Daí talvez porque a imprensa mundial, com mais força nos EUA e Europa, tem dado destaque á decisão judicial de Brasília.
Esse fato vai deixar recado para sempre no Brasil. Com tanta gente tendo tantas informações sobre o quase acontecimento vai criar uma barreira enorme a novas tentativas de golpe.
E se houvesse o tal golpe? Volta-se a esse tópico mais uma vez. Primeiro haveria um racha nas Forças Armadas, nem todos ali são a favor da volta da ditadura. Um racha nessa área seria perigoso para o sistema. Levantes, ameaças, que não dariam sossego aos que estivessem no poder. Atrapalharia e muito a administração do país.
Como impedir que a imprensa não falasse nada sobre o governo? Poderia ter censura direta sobre os grandes meios de comunicação. Mas como enfrentar essa novidade atual chamada mídia social? Como impedir alguém de fazer comentários pelo facebook, Instagram, e-mail e tantos outros meios? O sistema fecharia isso? Não deixaria ninguém ter informações por aí? Seria um absurdo obscurantista impedir a internet de funcionar e de levar e trazer informações.
Para o grupo golpista se manter no poder teria que ter dura repressão em tantos lugares e setores que seria um deus nos acuda nacional. Livros, universidades, mídia, cinema, tudo censurado?
Na ditadura que começou em 1964 no Brasil houve também governos militares em quase toda a América Latina. E com apoio explicito dos EUA. Quem apoiaria governo golpista no Brasil hoje no exterior?
Um governo forte de direita também afetaria o comércio com a China, que alguns acham que é comunista? Tem gente no Brasil que defende isso. Num regime autoritário de direita poderia ocorrer esse equívoco também. Perderíamos um mercado daquele tamanho para venda de produtos nacionais? Mato Grosso perderia e muito numa hipótese amalucada como essa.
Os EUA seria a pedra de salvação na exportação? Aquele país não iria comprar bens daqui sem necessidade, apenas para ajudar um governo direitista. E quem acha que os EUA é somente direita por causa do governo de Trump hoje se equivoca. Lá grande parte da população tende para o partido Democrata, opositor ao Republicano de Trump.
Enfim, no exterior onde os golpistas no governo iriam ter guarida? O Brasil seria uma nova Cuba ou Venezuela, não da esquerda, mas da direita e com o mundo olhando enviesado?
São tantos senões para um suposto governo golpista que chega a ser ridículo alguns acharem que esse seria o caminho. Ser contra um governo mais a esquerda é até saudável politicamente, mas chegar ao exagero de querer uma ditadura de direita para fazer esse enfrentamento? Que se faça isso nas urnas.
Alfredo da Mota Menezes é analista político.
0 Comentários
Faça um comentário