Coroa de diamantes roubada do Louvre é encontrada abandonada em rua de Paris

PERTENCEU À IMPERATRIZ EUGÊNIA



ISTOÉ

Duas peças roubadas neste domingo, 19, do museu do Louvre, em Paris, foram encontradas na rua, segundo informações da imprensa francesa. Um dos itens é a coroa da imperatriz Eugênia — esposa de Napoleão Bonaparte.

Broche, tiara, entre outros itens

Ao todo, foram subtraídas nove peças do museu, que guarda a coleção real das pedras preciosas e diamantes da coroa. De acordo com o jornal Le Parisien, a coroa da imperatriz Eugênia, de 1.354 diamantes e 56 esmeraldas, está danificada.

Ainda segundo o Le Parisien, o maior diamante da coleção não foi roubado.

O diamante Regent pesa 140 quilates e estava montado em uma espada de desfile que Napoleão usou em sua coroação em 1804.

O roubo foi anunciado pela ministra da Cultura francesa, Rachida Dati.

Em uma mensagem em sua conta no X, Dati afirmou que o roubo ocorreu durante a abertura do Louvre e que ela já estava no local, com a equipe do museu e a polícia. “As investigações estão em andamento”, acrescentou.

Em sua conta no X, o museu simplesmente informou que estará fechado neste domingo “por motivos excepcionais”.

O Louvre é o museu mais visitado do mundo, tendo recebido quase 9 milhões de visitantes em 2024, 80% dos quais são estrangeiros.

No início deste ano, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou uma grande reforma no museu depois que seu diretor alertou que visitar o prédio superlotado havia se tornado uma “provação física”.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também