- Pela Redação
- 29/05/2023
Por
Gabriel Menezes O GLOBOAos 76 anos, Tonico Pereira não tem tido tempo para descansar. Em “Volta por cima”, interpretando o Seu Moreira, o ator tem conciliado as gravações com seu novo empreendimento: um boteco em Botafogo especializado em comida paraense.
— Sempre achei a comida paraense a mais gostosa do Brasil. Então, resolvi abrir um boteco especializado no tema. Espero que eu não dê prejuízo de tanto comer lá — diverte-se o ator, que também possui um brechó em Copacabana.
Ele conta que começou a empreender aos 8 anos, pois sua família era muito pobre. Desde então, já faliu umas oito vezes, mas acredita que continuará a fazer negócios até o fim da vida:
— Não é que os meus empreendimentos não tenham dado certo. O problema é que eu sempre fui traído pelas pessoas. Mas tudo bem. Isso me ensinou a superar as adversidades. Espero que eu não seja traído desta vez.
Pereira relata que nos últimos anos enfrentou alguns problemas de saúde, como pneumonias, trombose e diabetes. No entanto, isso não o impediu de trabalhar. Como ator, ele desenvolveu uma técnica para incorporar essas questões aos seus personagens.
— Eu incorporo as minhas dificuldades e problemas de saúde, até para dar mais realidade ao personagem, seja na respiração ou no jeito de andar. Não deixo de trabalhar. É algo primordial na minha vida.
O ator ressalta que tem um espectador fiel neste trabalho: o pai, Hernandes, que está com 100 anos de idade.
— Ele me disse que só vai dormir depois de assistir "Volta por cima". Está gostando da novela.
Tonico conta que o pai, que vive na cidade fluminense de São Gonçalo, vem de uma origem muito humilde:
— Meu pai sempre foi muito pobre. E eu me tornei uma pessoa simples também, sem grandes luxos. O meu único luxo são os meus carros antigos. Eu adquiri porque o meu pai nunca teve carro. Quando comecei a ganhar dinheiro, quis ter e comprar aqueles que existiam na minha infância, aos quais não tínhamos acesso na época.
O ator é pai dos gêmeos Antônio Nicolau e Nina Sofia, de 18 anos, com sua atual mulher, a bailarina e coreógrafa Marina Salomão; e de Daniela, de 50, e Thaia, de 47, com a professora Eliane Pereira. Ele conta que parte dos filhos está seguindo pelo caminho das artes:
0 Comentários
Faça um comentário