- Pela Redação
- 29/05/2023
ISTOÉ Gente
O ator e humorista Pedro Farah, conhecido como Farnetto, morreu aos 95 anos nesta quinta-feira, 4, no Rio de Janeiro. O artista teve uma queda de pressão ainda em casa e sofreu um infarto durante procedimentos para a internação no hospital, segundo informou a filha do artista, Ivete Farah.
Com uma carreira de mais de 70 anos, Farnetto era conhecido por seus papéis nos humorísticos “Planeta dos Homens” e “Os Trapalhões”, além de suas participações em mais de 30 novelas, sendo a maioria da TV Globo. O artista também participou de diversos quadros e papéis no programa “Zorra Total, na mesma emissora”.
Segundo a família, Farnetto, que também era chamado de Tio Pedro, passou mal em casa e foi levado para a emergência do Copa D’or, em Copacabana, na zona sul do Rio.
Apesar de enfrentar o tratamento contra uma leucemia crônica, o artista não havia parado de trabalhar.
“Ele vivia bem, ainda tinha lucidez e muita vontade de viver. Participou de um filme ano passado, que ainda não estreou, e do ‘Farofeiros 2’, em 2024”, contou Ivete Farah, de acordo com o g1.
O corpo do ator será velado no Cemitério do Caju, zona portuária do Rio, na manhã deste sábado, 6, e depois seguirá para cremação.
Ator Pedro Farah morre aos 95 anos, no Rio. Reprodução/TV Globo.
Mais de 70 anos de carreira
Pedro José Calil Farah atuou como humorista, ator de cinema, televisão e teatro, e se popularizou ao interpretar o copeiro apelidado de “múmia paralítica”, do personagem Aquiles Arquelau, vivido por Agildo Ribeiro (1932-2018), no humorístico “Planeta dos Homens”, que fez sucesso de 1976 até 1982. Décadas depois, ele voltou a protagonizar o quadro no programa “Zorra Total”.
A carreira teve início em 1954, no teatro com a peça “A Revolta dos Brinquedos”. Dois anos depois, estreou na televisão com “Teatro do Rio”, interpretando o Tenente Porfírio.
Farnetto também fez vários personagens do humorístico “Os Trapalhões” e participou de novelas como “Cambalacho”, “Que Rei Sou Eu?”, “Paraíso Tropical”, “Cordel Encantado” e “Êta Mundo Bom”.
Recentemente, atuou no cinema com participações em “Um Tio Quase Perfeito”, “Minha Vida em Marte” e “Os Farofeiros 2”.
O artista também é patrono de uma Escola de Artes e produtora de shows e eventos em Macaé, a Farah Cultural.
O artista também é patrono da Escola de Artes Farah Cultural, uma produtora de shows e eventos localizada em Macaé, cidade do litoral norte fluminense.
0 Comentários
Faça um comentário