Desembargador Orlando Perri Defende Uso de Câmeras por Policiais e Agentes Penais

“Essa questão das câmeras no fardamento é uma questão administrativa, que cabe ao governador do Estado"



Márcio Eça da redação do rufandobombonews 

O desembargador Orlando Perri manifestou-se favorável ao uso de câmeras corporais por policiais militares, civis e agentes penais. A declaração ocorreu na última segunda-feira (15), durante uma entrevista à imprensa que cobria uma reunião no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) sobre a situação da saúde em Cuiabá e Várzea Grande.

"Minha opinião pessoal é que [o uso de câmeras] é importante, sim. Isso inibe muitas vezes a violência e o exagero na ação repressiva", afirmou Perri. Ele destacou que, embora a questão seja polêmica e gere intensos debates, acredita que o uso dos dispositivos em operações policiais e em ambientes carcerários traz benefícios, como maior controle e transparência.

Questionado sobre o posicionamento contrário do governador Mauro Mendes, Perri explicou que a decisão de implementar câmeras é uma prerrogativa administrativa do Poder Executivo e não pode ser imposta pelo Judiciário. Ele mencionou que essa limitação foi reforçada em julgamentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A fala do desembargador contrasta com a postura do governador, que tem rejeitado veementemente a adoção das câmeras, mesmo diante do crescente debate sobre segurança e responsabilidade nas ações policiais.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também