TRE-MT realiza  lacre das urnas eletrônicas na 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá

Eleições 2024



Redação 

 

Na manhã desta terça-feira (17.09), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deu início à cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá. Durante o evento, um total de 350 urnas recebeu os dados referentes aos locais de votação e às candidaturas concorrentes. A previsão é que essa etapa seja concluída até às 18h.

A juíza eleitoral da 39ª ZE, Suzana Guimarães Ribeiro, ressaltou a importância do procedimento, destacando que se trata de uma fase essencial no processo eleitoral. “Neste momento, inserimos os nomes dos candidatos, candidatas, eleitores e eleitoras nas urnas eletrônicas e realizamos o procedimento de fechamento da urna”, explicou a magistrada. Ela também frisou que, antes do fechamento, as urnas passam por uma auditoria para garantir que não há votos registrados. Após essa verificação, o lacre é realizado.

O evento, aberto ao público, contou com a presença de representantes de partidos políticos, da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. Esses agentes podem, inclusive, assinar os lacres e certificar a segurança e inviolabilidade das urnas, que serão utilizadas no dia 06 de outubro. A juíza destacou que a ocasião é uma “demonstração pública da lisura e da transparência do processo eleitoral”.

A promotora eleitoral do Ministério Público, Marcia Borges Silva Campos Furlan, também esteve presente e participou do procedimento. “Estamos aqui acompanhando e fiscalizando, esse é o papel do MP nas eleições, e não poderíamos deixar de participar de um momento tão importante para a cidadania”, afirmou.

O técnico de urna Mauro Fukuhara esclareceu que o processo em cada urna dura entre 15 e 20 minutos. No entanto, como são muitas urnas, a cerimônia leva aproximadamente seis horas para ser finalizada. Após o término, as urnas serão armazenadas até o dia 1º de outubro, quando passarão por uma nova conferência.

Com a conferência das urnas concluída, o TRE-MT prepara a logística para o envio aos locais de votação. Em Cuiabá, a entrega das urnas será feita no dia 05 de outubro, véspera do pleito.

Fonte: Comunicação TRE-MT

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também