Nova pesquisa indica Botelho na liderança em Cuiabá com 34%; Abílio 23%; Lúdio 14,8%; Kennedy 4%

PESQUISA PERCENT



Da Redação

Se as eleições para escolha do novo prefeito de Cuiabá fossem hoje, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), e o deputado federal, Abílio Júnior (PL), disputariam o segundo turno. É o que revela pesquisa da Percent, contratada pela TV Cuiabá, e realizada entre os dias 24 e 27 de agosto nas cinco regiões da Capital.

Na sondagem estimulada, Botelho lidera com 34% das intenções de voto. Em segundo lugar, apareceu Abílio, que cravou exatos 23%. O candidato do PT, Lúdio Cabral, surgiu com 14,8% de preferência. Já o empresário, Domingos Kennedy (MDB), que entrou de última hora na disputa majoritária, já pontou com 4%. Nulos e brancos 6,2%, indecisos 16,8% e não responderam 1,8%.

A Percent também mediu ainda o quadro espontâneo, quando não se apresenta nomes aos entrevistados. Mais uma vez, Botelho é o líder com 25,8%. Abílio é o segundo, registrando 16,9% de citações espontâneas. Lúdio abocanhou 10,1%, e Kennedy tem 3,2%. Nulos e brancos somam 3,3%, não responderam 0,6% e os indecisos, que ainda são a maioria dos eleitores cuiabanos, bateram 40,1%.

Confrontos

Em um possível segundo turno na Capital, Botelho derrotou todos os seus oponentes, de acordo com dados consolidados da Percent. Numa disputa direta com Abílio, Botelho cravou 40,8% das intenções de voto, contra 24,6% do candidato bolsonarista.

Se o segundo turno fosse com Kennedy, a frente ficaria ainda mais elástica. Botelho foi a 44,4%, contra 7,8% do empresário que representa a coligação do MDB e PDT.

Numa hipotética disputa contra o nome do PT, Botelho tem 40,8% de preferência, contra 16,5% de Lúdio. Neste caso, a frente de um oponente para o outro é de aproximadamente 24% dos votos brutos.

Por último, a Percent mediu eventual embate entre dois candidatos, sem a presença de Botelho na disputa. Neste cenário, Abílio tem 29,1% contra 22,8% de Lúdio. Sem o chefão do Legislativo na parada, os números de eleitores indecisos, e que não responderam, sobem muito, e chegam, somados, em cerca de 45% do eleitorado.

Para o proprietário da Percent, Ronye Steffan, a disputa em Cuiabá está se afunilando entre Botelho e Abílio, que aliás, intensificaram nos últimos dias ataques nas redes sociais.

“A campanha está apenas no começo, mas já se vê uma tendência clara de polarização entre dois nomes: Botelho e Abílio. O Lúdio precisa demarcar território, se impor como candidato majoritário, o que por enquanto ainda não ocorreu. O Kennedy foi o candidato que mais cresceu na nossa sondagem. Ele saiu de traço, ou quase zero, para 4%. É uma sinalização clara de ascensão, mesmo com a entrada tardia dele no processo eleitoral”, analisou Ronye.

Rejeição

Quando o assunto é recusa do eleitorado cuiabano, Abílio, como ocorreu nas pesquisas anteriores é disparado o mais rejeitado. Ele foi “recusado” por 20,9% dos entrevistados.  Lúdio tem 11,7% de rejeição, seguido por Botelho e Kennedy com 10,7% e 9,6%, respectivamente.

Metodologia

A pesquisa presencial da Percent ouviu 1200 pessoas entre os dias 24 e 27 de agosto nas zonas urbana e rural de Cuiabá. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. Com intervalo de confiança de 95%, a quantitativa está devidamente registra na Justiça Eleitoral sob o número MT-03184/2024.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também