Lúdio propõe dobrar número de Centros de Convivência de Idosos e oferecer atendimento de saúde, educação e cultura

Atenção a terceira idade



Redação com assessoria 

O candidato a prefeito de Cuiabá da Coligação “Coragem e Força Pra Mudar”, Lúdio Cabral, assinou na quarta-feira (4) a carta compromisso com propostas elaboradas pelos idosos do coletivo que representa os 1200 usuários dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) da capital. Lúdio falou das propostas de aumentar a quantidade de centros de convivência e oferecer diversos serviços públicos nesses locais, além de implantar os "centros-dia" para os idosos passarem o dia.

“Todas as políticas públicas têm que atender os idosos, de forma intersetorial, unindo diversas secretarias. Saúde, cultura, esporte e lazer, educação, assistência social. Os quatro centros de convivência existentes hoje em Cuiabá não são suficientes para atender à demanda da cidade. Nós vamos, no mínimo, dobrar esse número. De imediato, podemos fazer parcerias com clubes de serviço e muitas outras entidades para isso”, disse Lúdio.

Bendix Benedita Ferreira da Silva apresentou a carta com as reivindicações dos idosos e citou a necessidade de seguir as diretrizes das Conferências da Pessoa Idosa para implantação das políticas públicas. Os idosos reclamaram da retirada de geriatras, dentistas, cursos de artesanato e educação física, da redução das vagas para usar as piscinas, além do fim dos bailes. “Muitas coisas nós perdemos e queremos ter de volta”, disse Otacílio Sobreira.

“No Centro de Convivência, temos que ter médico, professor, educador físico, e outros profissionais. Aí o centro de convivência vira escola, vira posto de saúde, espaço cultural e centro de lazer. Passa a ser um espaço multiuso”, propôs Lúdio. Atualmente, Cuiabá possui quatro centros de convivência: CCI Pe Firmo (Dom Aquino), CCI Aidee Pereira (Novo Horizonte), CCI Maria Ignes (CPA III) e CCI Joao Guerreiro (Altos do Coxipó).

Antonia Fernandes cobrou a implantação do Centro-Dia para convivência dos idosos. “Não existe Centro Dia para eu passar o dia lá. Meus filhos trabalham, e eu fico em casa sozinha”, afirmou.

Lúdio foi enfático ao garantir que as demandas serão atendidas, e explicou com vai fazer:“Vamos acessar recursos federais para implantar o Centro Dia, pois já existem programas federais para isso. Está no nosso plano de governo”.

O candidato propõe ainda recriar a Universidade Popular Comunitária para dar aulas aos idosos que não tiveram oportunidade de estudar, oferecendo desde alfabetização até cursos de nível superior, por meio de um sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Lúdio é candidato a prefeito pela Coligação Coragem e Força para Mudar, composta pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), pela Federação PSOL-Rede e pelo PSD, que tem Rafaela Fávaro como candidata a vice-prefeita na chapa.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também