Botelho lidera em Cuiabá com 31,70%; Abílio 23,63%; Lúdio tem 19,04%

INSTITUTO GAZETA DADOS



Danilo Figueiredo

Na manhã desta quarta-feira (18), mais uma rodada de pesquisa foi divulgada, mostrando a preferência do eleitorado cuiabano aos candidatos à Prefeitura de Cuiabá. Desta vez, o Instituto Gazeta Dados tornou público a sua segunda rodada de pesquisas e, de acordo com a pesquisa, a matemática aponta para uma disputa em dois turnos.

Na Estimulada, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) aparece liderando a pesquisa com 31,70% de preferência popular na corrida ao Palácio Alencastro. O deputado federal Abílio Brunini (PL) surge na segunda posição com 23,63% das intenções de voto. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) vem logo em seguida, na terceira posição, com 19,04%. O empresário Domingos Kennedy (MDB) aparece em quarto colocado com apenas 4,29%.

Eleitores indecisos entre os nomes apresantados e que não souberam responder somam 11,57%. Brancos e nulos, que não votariam de jeito nenhum para os quatro candidatos, 9,77% dos entrevistados.

Espontânea

Na modadlidade espontânea, Eduardo Botelho foi o mais lembrado por 23,42% dos entrevistados. Abílio Brunini aparece na sequência da pesquisa com 19,80%. Lúdio Cabral aparece na terceira colocação com 14,77% das intenções de voto, enquanto Domingos Kennedy tem apenas 6,23%.

Neste cenário, em comparação com a primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados, todos os candidatos apresentaram crescimento na preferência dos eleitores cuiabanos.

Rejeição

A exemplo da primeira amostragem do Gazeta Dados e das demais divulgadas por outros institutos de pesquisa, o candidato Abílio Brunini continua liderando com 31,36%. Lúdio Cabral é o segundo mais rejeitado pelos eleitores com 15,88%. Logo em terceiro, Botelho aparece com 13,77%, enquanto Domingos Kennedy tem 5,23%. 

Eleitores que afirmam não rejeitar nenhum dos candidatos somam 14,76, enquanto 19% não souberam ou não responderam à pergunta sobre rejeição.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia quantitativa, empregando a técnica de survey, que consiste na aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público. A coleta de dados ocorreu entre os dias 13 e 16 de setembro. A amostra foi elaborada por quotas proporcionais às características socioeconômicas da população, considerando fatores como região, sexo, idade, escolaridade e renda familiar.

Para garantir a representatividade populacional de Cuiabá, foram utilizadas informações da PNAD-IBGE, além de dados do TSE e TRE/MT de 2024. No total, foram realizadas 1.200 entrevistas. A pesquisa eleitoral foi registrada sob o número MT-01955/2024.

A margem de erro estimada é de 2,84%, e o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que, se 100 pesquisas semelhantes fossem realizadas, em 95 delas os resultados estariam dentro da margem de erro estabelecida.

 

 

 

 

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também